Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBombonato, Luciana Gladis Garcia
dc.date.accessioned2020-11-24T19:36:48Z-
dc.date.available2020-11-24T19:36:48Z-
dc.date.issued2011-06-04
dc.identifier.citationBOMBONATO, Luciana Gladis Garcia. A importância do uso do laboratório nas aulas de ciências. 2011. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22036-
dc.description.abstractThis work had as subject the importance of the use of the laboratory on science classes. The use of experiments in science classes is an important tool at the learning process of students because to understand the theory it is necessary to conduct an experiment. It is noteworthy that experimentation can be developed in different conceptions: demonstrative, inductive empiricist, deductive rationalist, or constructivist. Experiments were performed on physics, chemistry and biology laboratories on the 7th grade A on junior high school of a private school. After that, questionnaires and interviews were performed with the students of this grade to detect positive and negative aspects on these activities and the repercussion. It waspossible to check that classes in the laboratories are very important for the students because they provide a greater significance on the contents studied than simply memorizing information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectEmpirismopt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.subjectEmpiricismpt_BR
dc.titleA importância do uso do laboratório nas aulas de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a importância do uso do laboratório nas aulas de ciências. O uso de experimentos nas aulas de ciências constitui uma relevante ferramenta no processo de aprendizagem dos educandos; afinal, para compreender a teoria é preciso experimentá-la. Cabe ressaltar que a experimentação pode ser desenvolvida dentro de diferentes concepções: demonstrativa, empirista-indutivista, dedutiva-racionalista, ou construtivista. Foram realizados experimentos nos laboratórios de física, química e biologia, na sétima série A do Ensino fundamental de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevista com os alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas nos laboratórios são de grande importância para os alunos, por proporcionar maior significância nos conteúdos estudados do que na simples memorização de informações.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_07.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.