Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022
Título: O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of educational games for environmental education in the first primary education cycle
Autor(es): Cônsolo, Cinthia Batista da Silva
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Aprendizagem
Conscientização
Jogos educativos
Learning
Awareness
Educational games
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CÔNSOLO, Cinthia Batista da Silva. O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização de jogos didáticos on line em sala de aula, com a finalidade de otimizar o ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa de campo, na qual alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental tiveram contato com o jogo virtual Cidade Verde. Tomou-se como referenciais teóricos autores que ressaltam a importância da aprendizagem significativa e da contribuição que os jogos podem oferecer no âmbito da educação, proporcionando um ensino que dialogue com os interesses e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de enriquecê-los e ampliá-los. Além do jogo Cidade Verde, foram utilizados questionários realizados antes e após o uso do jogo como recurso, cuja análise apontou, de fato, uma maior conscientização por parte dos alunos no que diz respeito aos temas abordados (economia de energia, reciclagem, economia de água e transporte sustentável).
Abstract: This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_21.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.