Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21987
Título: Reciclagem: a sensibilização na escola
Autor(es): Silva, Nayara Fernanda da
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Educação ambiental
Lixo - Eliminação
Coleta seletiva de lixo
Environmental education
Refuse and refuse disposal
Refuse collection
Data do documento: 23-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Nayara Fernanda da. Reciclagem: a sensibilização na escola. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Com o surgimento de novas tecnologias e produtos cada vez mais sofisticados, muitos materiais são descartados de modo inadequado, causando sérios problemas socioambientais, tornando cada vez mais difícil conciliar o desenvolvimento e a geração de impactos ambientais. Um destes problemas é o acumulo de resíduos em lixões e aterros sanitários que pode ser amenizado com a prática da reciclagem. Partindo dessa perspectiva este trabalho propôs um estudo de caso aplicando recursos e estratégias de ensino diferenciadas em torno do tema reciclagem, focando sua importância e a conscientização. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual do Interior de São Paulo, na cidade de Capão Bonito. Ao final da proposta foi possível perceber nos alunos a valorização dos conhecimentos prévios e a possibilidade de adquirir novos saberes socioambientais.
Abstract: With the emergence of new technologies and products increasingly sophisticated, many materials are disposed of improperly, causing serious environmental problems, making it increasingly difficult to reconcile the development and generation of environmental impacts. One such problem is the accumulation of waste dumps and landfills that can be mitigated with the practice of recycling. From this perspective, this work proposes a case study applying resources and differentiated teaching strategies around the theme of recycling, focusing on its importance and awareness. The research was conducted with students in the 6th grade of elementary school of the State School of Interior of São Paulo, in the city of Capão Bonito. At the end of the proposal was possible to see the students' prior knowledge and appreciation of the opportunity to acquire new knowledge socioenvironmental.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21987
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_56.pdf458,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.