Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21969
Título: | Educação ambiental e a prática pedagógica de professores de uma escola pública |
Autor(es): | Velasquez, Larissa Mendes Cruz |
Orientador(es): | Costa, Michelle Budke |
Palavras-chave: | Ambiente escolar Conhecimento e aprendizagem Educação ambiental School environment Knowledge and learning Environmental education |
Data do documento: | 2-Mar-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | VELASQUEZ, Larissa Mendes Cruz. Educação ambiental e a prática pedagógica de professores de uma escola pública. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | A educação ambiental vem se disseminando cada vez mais no ambiente escolar, com atividades práticas e teóricas de forma interdisciplinar. Dentro deste contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar como os professores trabalham a Educação Ambiental dentro de sala de aula. Foi observado o processo de ensino aprendizagem dos docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irio Manganelli – CAIC em Foz do Iguaçu-PR. Empregaram-se questionários com questões abertas e fechadas. Os dados coletados foram realizados no mês de setembro de 2012 e após a coleta os dados foram contabilizados e expressos em porcentagens e representados em gráficos e tópicos. Os resultados obtidos mostram que os professores trabalham vários assuntos sobre o meio ambiente em sala de aula, porém a maioria não desenvolve projetos e não participam de treinamentos a cerca do tema. Assim, na comunidade escolar a questão é pouco explorada, necessitando de um trabalho contínuo com ações de educação ambiental que envolva a todos, para formar cidadãos conscientes e multiplicadores do conhecimento. |
Abstract: | Environmental education has become increasingly widespread in the school environment with theoretical and practical activities in an interdisciplinary way, within this context, the present study aimed to identify and analyze the process of teaching and learning of environmental education in the early grades Municipal School Irio Manganelli - CAIC in Foz do Iguaçu - PR. The methodology used is descriptive research and data collection, with a questionnaire with open and closed questions. The collected data was performed in September 2012, after collecting the data were analyzed and expressed in percentages and represented in graphs and topics. The results show that teachers work many issues about the environment in the classroom, in the school community but the issue is not explored, requiring continuous work with environmental education involving all concerned citizens to form and multipliers knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21969 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_III_2012_45.pdf | 579,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.