Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHolzer, Gisele dos Santos Augusto
dc.date.accessioned2020-11-24T19:25:14Z-
dc.date.available2020-11-24T19:25:14Z-
dc.date.issued2013-03-02
dc.identifier.citationHOLZER, Gisele dos Santos Augusto. Lixo, coleta seletiva e reciclagem. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21945-
dc.description.abstractThe advent of the Industrial Revolution to modern society starts to experience new perspectives consumption and purchasing goods produced in increasingly larger scales and lower prices. Linked to this, the promotion of consumerism has caused numerous environmental problems, because each time consumes more and sometimes without which focuses on the continuous disposal of solid waste. If this process does not occur properly, ie, wastes are not disposed of in landfills, the environmental impacts become even greater. As a result, the research developed aims to discuss the influences of trash in modern society as well as the processes needed to reduce the impacts. For this, the consequences will be highlighted the development of educational work where students realize the importance of recycling adopting the habit of practicing proper separation of waste produced at school and in their homes. The research methodology used to achieve these goals was based on analyzes bibliographic's Thematic Trash, Waste Recycling and Recycling and implementation of the project with students from 6th grade of elementary school in State College Arnaldo Busatto, located in the city of Foz do Iguaçu, Paraná. The development of this work provided students acquire knowledge about the various aspects of the issue and seek to reflect on the changing habits in the separation of waste generated in schools and in homes. The results could be evidenced by the active participation of a practical activity of making objects by using recycled materials and questionnaire answered by the students who participated in the project development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectColeta seletiva de lixopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLixo - Eliminaçãopt_BR
dc.subjectRefuse collectionpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectRefuse and refuse disposalpt_BR
dc.titleLixo, coleta seletiva e reciclagempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom o advento da Revolução Industrial a sociedade moderna passa a vivenciar novas perspectivas de consumo e aquisição de bens produzidos em escalas cada vez maiores e com menores preços. Atrelado a isto, o estímulo ao consumismo tem causado inúmeros problemas ambientais, pois cada vez consome-se mais e por vezes sem necessidade o que se incide no descarte contínuo de resíduos sólidos. Caso este processo não ocorra de forma adequada, ou seja, os dejetos não sejam depositados em aterros sanitários, os impactos ambientais se tornam ainda maiores. Em decorrência disto, a pesquisa desenvolvida almeja discutir as influências do Lixo na sociedade moderna bem como os processos necessários para a redução dos impactos causados. Para isto, serão destacados os reflexos do desenvolvimento de trabalhos educacionais onde os alunos percebam a importância da Reciclagem adotando o hábito de praticar a separação adequada dos resíduos produzidos na escola e em seus lares. A metodologia de pesquisa utilizada para o alcance destes objetivos baseou-se em análises bibliográficas da Temática Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem e aplicação do projeto com alunos do 6º ano do ensino Fundamental do Colégio Estadual Arnaldo Busatto, localizado no município de Foz do Iguaçu, Paraná. O desenvolvimento deste trabalho proporcionou aos alunos adquirir o conhecimento sobre os diversos aspectos relacionados a temática e buscar refletir sobre a mudança de hábitos na separação dos resíduos produzidos na escola e nos lares. Os resultados puderam ser evidenciados pela participação ativa de uma atividade prática de confecção de objetos utilizando materiais reciclados e pelo questionário respondido pelos alunos que participaram do desenvolvimento do projeto.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bocardi, Juliane Maria Bergamin
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_28.pdf631,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.