Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Tatiane Sanches
dc.date.accessioned2020-11-24T19:21:27Z-
dc.date.available2020-11-24T19:21:27Z-
dc.date.issued2013-03-16
dc.identifier.citationRAMOS, Tatiane Sanches. A utilização da estratégia de resolução de problemas em aulas de matemática. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21908-
dc.description.abstractThis study presents the assumption that the methodology of problem solving can contribute to overcoming learning difficulties in relation to the teaching of mathematics. It analyzes the activities chosen by teachers to develop their lessons through typing exercises and problems presented by mathematics textbook adopted by the school and used by teachers. As a matter of research, presents the following question: Problem solving has been used as a methodological strategy in the classroom? To clarify this issue, perform a qualitative study, which analyzes the utterances used by teachers during the first two months of classes in fourth grade of elementary school, and the students' notebook and observations made in the classroom. We conclude that most of the statements in the period analyzed focused analysis configured as recognition exercises, which, according to Butts (1997), who solves require the recall of facts, theories taught in previous classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA utilização da estratégia de resolução de problemas em aulas de matemáticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta o pressuposto de que a metodologia da resolução de problemas pode contribuir com a superação das dificuldades de aprendizagem em relação ao ensino da Matemática. Para tanto, analisa as atividades escolhidas pelos professores para o desenvolvimento de suas aulas por meio da tipificação dos exercícios e problemas apresentados pelo livro didático de Matemática adotado pela escola e utilizado pelos professores. Como questão de investigação, apresenta a seguinte indagação: A resolução de problemas tem sido utilizada como estratégia metodológica nas salas de aula? A fim de esclarecer tal questão, realiza um estudo qualitativo, o qual analisa os enunciados utilizados por professoras no decorrer do primeiro bimestre em turmas de quarto ano do Ensino Fundamental, bem como, o caderno dos alunos e as observações realizadas em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherpinski, Neusa Idick
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_81.pdf256,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.