Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21902
Título: Percepção de conceitos de ecologia por alunos de uma escola de ensino médio em Taubaté - SP
Autor(es): Santos, Rita De Cássia Kondarzewski dos
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Conservação da natureza
Ecologia
Ensino - Meios auxiliares
Conhecimento e aprendizagem
Nature conservation
Ecology
Teaching - Aids and devices
Knowledge and learning
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Rita De Cássia Kondarzewski dos. Percepção de conceitos de ecologia por alunos de uma escola de ensino médio em Taubaté - SP. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A ecologia é um tema em evidência, multidisciplinar, embora não seja trabalhada dessa forma, o que pode prejudicar a compreensão do aluno em relação a sua dinâmica. A possibilidade do aluno não se ver inserido no contexto de meio ambiente, pode dificultar a sua conscientização sobre a mudança para atitudes ecologicamente mais sustentáveis, visto à crise ambiental existente. Deste modo, este trabalho teve como temática estudar a percepção em relação aos conceitos de ecologia pelos alunos de ensino médio. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola particular. A realização foi por meio da aplicação de questionário com questões sobre conceitos de ecologia e métodos pedagógicos utilizados na apresentação do tema, pelos professores. Após a apresentação dos questionários os resultados apontaram que parte significativa dos alunos consideram o estudo e compreensão da ecologia assim como a biodiversidade rica do país importante, demonstrando mais facilidade no entendimento de conceitos como ecossistemas, biomas e biosfera. Embora os resultados em relação à compreensão das interações ecológicas tenham sido significativos, o mesmo não ocorre quanto à classificação das interações harmônicas e desarmônicas, ficando evidente a troca entre essas relações, assim como foi apresentado déficit de compreensão dos ciclos biogeoquímicos, embora considerem importante a compreensão tanto dos ciclos biogeoquímicos como das interações ecológicas para a vivência do cotidiano. Os resultados apontam que parte significativa dos alunos se vê inserida como espécie integrante do meio ambiente e que a forma de apresentação da aula pelo professor auxilia na melhor compreensão do tema. As aulas foram apresentadas com utilização de lousa, apresentação verbal, vídeos e resolução de exercícios e foram sugeridos pelos alunos mais aulas práticas e de campo como complementação dos métodos já utilizados. Apesar das sugestões, os alunos demonstraram satisfação sobre os métodos utilizados pelos professores. Portanto, a percepção sobre os conceitos de ecologia se dá de forma parcial e a diversificação dos métodos pedagógicos utilizados pelo professor de forma a aproximar o aluno da realidade ecológica que o rodeia influencia na compreensão desses conceitos e até mesmo na visão do aluno como espécie integrante do meio ambiente.
Abstract: The purpose of this study was to assess the perception of high school students regarding concepts of ecology. Ecology is a multidisciplinary subject, although it is not worked that way, which may impair the student's understanding regarding its dynamics. They also might not see themselves within the context of the environment, which makes the awareness of changes to more environmentally sustainable attitudes difficult, considering the existing environmental crisis. The survey was conducted with high school students of a private school. A questionnaire was applied to inquire about ecological concepts and teaching methods used in the presentation of the topic by teachers. After the presentation of the questionnaires the results indicated that a significant part of the students consider the study and understanding of ecology as well as the rich biodiversity of the country important, demonstrating better understanding of concepts such as ecosystems, biomes and biosphere. Although the results regarding the comprehension of ecological interactions have been significant, the same does not occur with the classification of harmonic and disharmonic interactions, demonstrating the confusion with these relationships. The understanding of biogeochemical cycles was also deficient, although the students consider important the comprehension of both biogeochemical cycles and ecological interactions for the everyday living. The results indicate that a significant part of the students sees themselves as an integrated species of the environment and the manner which the teacher presents the subject helps in understanding the topic. The classes were presented with the use of whiteboard, verbal presentation, videos and problem solving and the students suggested more practical classes and fieldwork to complement the methods already used. Despite the suggestions, the students demonstrated satisfaction on the methods used by teachers. Therefore, the perception of the concepts of ecology occurs partially and the variety of teaching methods used in order to reach the students to the ecological reality that surrounds them influence the understanding of these concepts and even the vision of the student as a member of the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21902
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_75.pdf954,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.