Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21895
Título: | A influência da relação entre homem e animais no aprendizado de zoologia |
Autor(es): | Leite, Ricardo Cardoso |
Orientador(es): | Pletsch, Adelmo Lowe |
Palavras-chave: | Zoologia Relação homem-animal Urbanização Ciência - Metodologia Zoology Human-animal relationships Urbanization Science - Methodology |
Data do documento: | 13-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LEITE, Ricardo Cardoso. A influência da relação entre homem e animais no aprendizado de zoologia. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho investiga como a relação entre homem e animal pode influenciar no aprendizado de Zoologia. Foram testadas três hipóteses: quanto maior a afinidade de uma pessoa pelos animais maior é o seu aprendizado; quanto mais contato a pessoa tem com a natureza no seu cotidiano maior seu aprendizado; o medo de animais prejudica o aprendizado de Zoologia. Os dados para os testes foram obtidos por meio de questionários padronizados que foram aplicados para pessoas com pelo menos o ensino fundamental completo. Os resultados encontrados mostram que pessoas com maior a afinidade e maior a escolaridade possuem maior conhecimento de Zoologia. Também foi possível diagnosticar que pessoas que tiveram maior contato com o ambiente rural durante a infância apresentam uma maior afinidade por animais. Por fim, pessoas que demonstraram medo de um gafanhoto demonstraram menor conhecimento de Zoologia se comparado "as que não tiveram medo. Os resultados mostram que entender melhor como a afinidade e o medo influenciam o aprendizado pode ser uma ferramenta importante para elaborar novas estratégias para a melhoria da qualidade de ensino. |
Abstract: | This work investigates how the relationship between men and animals can influence the learning of zoology. We have tested three hypotheses: as greater is the individual affinity for the animals greater is the learning; as greater is the individual daily contact with nature greater is the learning; people who fear the animals have their learning of zoology affected. The data for the tests were obtained using surveys. The surveys were applied to individuals with at least the fundamental teaching complete. The results show that people with greater affinity to animals and higher school level have a greater knowledge about zoology. People with greater contact with nature in their childhood show a greater affinity to animals. At last, people who fear a grasshopper show less knowledge about zoology. The results suggest that understand how the affinity and the fear influence the learning can be an important tool to create new strategies to improve the teaching quality. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21895 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_II_2014_74.pdf | 931,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.