Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21845
Título: Lixo e reciclagem nas escolas: levando as novas gerações a um projeto de vida sustentável
Autor(es): Barboni, Katia de Oliveira
Orientador(es): Viera, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Redução de resíduos
Educação ambiental
Conscientização
Waste minimization
Environmental education
Awareness
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BARBONI, Katia de Oliveira. Lixo e reciclagem nas escolas: levando as novas gerações a um projeto de vida sustentável. 2014. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Com o passar dos anos, ficou ainda mais fácil para a população mundial à aquisição de novos produtos, ocorrendo diariamente o aumento de descarte de lixo no mundo, fator este que preocupa cada vez mais quando nos referimos à preservação do meio ambiente. Portando a metodologia dos 3R’s, propõe o uso da boa prática de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. Para que seja possível executar os 3R’s, todos devem fazer a sua parte, e a Educação Ambiental é uma das formas de conscientizar as pessoas sobre como agir e dar o destino final correto para o lixo. Para este trabalho foi utilizado à metodologia dos 3R’s, aplicando na prática com os alunos alguns conceitos para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, com o objetivo de conscientizar e mostrar que é necessário praticar este conceito para diminuirmos a quantidade de lixo gerado, preservando assim o meio ambiente. Com o resultado deste estudo, foi possível observar como está a visão da nova geração quanto à produção descontrolada de lixo e a preservação do meio ambiente.
Abstract: Over the years, it's even easier for the world population to the acquisition of new products, daily occurring increasing waste disposal in the world, a factor that increasingly worries when referring to the preservation of the environment. Porting the methodology of the 3 R’s, proposes the use of good practice to reduce, reuse and recycle waste. In order to implement the 3Rs, everyone must do their part, and environmental education is one way to make people aware of how to act and give the correct end destination to waste. For this study we used the methodology of the 3Rs, applying in practice with students some concepts to reduce, reuse and recycle waste, in order to raise awareness and show that it is necessary to practice this concept to lessen the amount of garbage generated, thus preserving the environment. With the result of this study, it was observed as is the vision of the new generation and the uncontrolled production of waste and the preservation of the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21845
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_43.pdf552,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.