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dc.creatorZorzo, Viviane
dc.date.accessioned2020-11-24T19:14:40Z-
dc.date.available2020-11-24T19:14:40Z-
dc.date.issued2014-03-29
dc.identifier.citationZORZO, Viviane. Estudo das práticas de educação ambiental nas escolas municipais de Araras/SP. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21823-
dc.description.abstractThis research project was developed in schools of Macaws - SP, in order to verify compliance with applicable local environmental education as well as to know the reality of these schools, the professional profile of teachers and their perceptions of EA, which are checking the major difficulties faced by these professionals in the implementation of environmental projects. Today environmental degradation is a major concern for governments and society, so it is necessary to undertake activities of an educational nature, aimed at sustainable development and thus ensuring its survival for future generations on Earth. The survey was conducted through the collection and analysis of perceptual data, in order to build panorama conducting environmental education in schools in the municipality. For data collection, was attended by 26 teachers, and these graduates in education, geography or biology, where it was found that the issue is mostly worked sporadically and projects rarely has continuity, moreover, among the greatest difficulties presented by teachers, lack of support from the school staff and the lack of materials are the most prevalent. Furthermore, it was found that the majority of teachers presents a conservative and common sense about EA. Therefore, the school is among the main keys to achieving sustainable development, making necessary investment in the continuing education of teachers , as well as offering support and structure necessary for the development of environmental projects, just so EA exceed the school walls and conquer the participation of the school community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleEstudo das práticas de educação ambiental nas escolas municipais de Araras/SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente projeto de pesquisa foi desenvolvido nas escolas municipais de Araras - SP, com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação municipal de Educação Ambiental assim como conhecer a realidade dessas escolas, o perfil profissional dos docentes e suas percepções sobre EA, verificando quais são as maiores dificuldades encontradas por esses profissionais na aplicação de projetos ambientais. Hoje a degradação ambiental é uma das maiores preocupações dos governos e da sociedade, portanto faz-se necessário desenvolver ações de caráter educativo, visando o desenvolvimento sustentável e assim assegurando às gerações futuras sua sobrevivência na Terra. A pesquisa foi realizada através da coleta e análise de dados perceptivos, afim de construir panorama da realização da educação ambiental das escolas no munícipio. Para coleta de dados, houve a participação de 26 professores, sendo estes graduados em pedagogia, geografia ou biologia, onde verificou- se que a temática em sua grande maioria é trabalhada esporadicamente e os projetos raramente tem continuidade, além disso, dentre as maiores dificuldades apresentadas pelos docentes, a falta de apoio da equipe escolar e a falta de materiais são as que mais prevalecem. Além disso, constatou-se que a maioria dos docentes apresenta uma visão conservadora e de senso comum sobre EA. Diante disso, a escola encontra-se entre as principais chaves para concretização do desenvolvimento sustentável, fazendo-se necessário o investimento na formação continuada dos docentes, assim como oferecimento de apoio e estrutura necessária para o desenvolvimento de projetos ambientais, só assim a EA ultrapassará os muros das escolas e conquistará a participação da comunidade escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Michelle Budke
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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