Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21748
Título: O ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental do Colégio Estadual professora Iara Bergmann: dificuldades e perspectivas no ensino - aprendizagem
Autor(es): Bosso, Leandro
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Conhecimento e aprendizagem
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Knowledge and learning
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: Bosso, Leandro. O ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental do Colégio Estadual professora Iara Bergmann: dificuldades e perspectivas no ensino - aprendizagem. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática discutir o ensino e a aprendizagem visando entender as dificuldades que os professores têm em trabalhar a disciplina de ciências com os alunos do Ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann de Curitiba/PR. Além disso, procurou-se diagnosticar quais melhorias são esperadas na educação e as necessidades à serem supridas pelos docentes que ministram esta disciplina. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica sobre o ensino de ciências com ênfase nas dificuldades de ensino aprendizagem destacadas na literatura. Num segundo momento realizou-se uma pesquisa de campo mediante a elaboração e aplicação de questionários feitos com os professores sobre as dificuldades em lecionar Ciências, focando diversos aspectos de relacionados à fragilidades, expectativas e necessidades de melhorias no ensino desta disciplina. Ao final dos trabalhos foi possível concluir que as maiores dificuldades no ensino de ciências neste colégio advêm de um panorama maior, que não só depende da escola em si, mas também do estado no caso da proposta curricular de difícil implementação, carga horária reduzida, falta de técnicos de laboratório, programas de formação continuada articulada com a realidade do professor. Além disso, existem dificuldades com a indisciplina e o desinteresse dos alunos, o que leva os professores a buscarem meios de diversificar suas aulas e assim conseguir realizar um trabalho pedagógico que atenda as expectativas de aprendizagem.
Abstract: This work was to discuss thematic teaching and learning in order to understand the difficulties that teachers have in working discipline of science with students of Elementary Public School Professora Iara Bergmann Curitiba / PR . Furthermore , we tried to diagnose what improvements are expected in education and the needs to be met by teachers who teach this course . The methodology involved a literature review on the teaching of science with an emphasis on teaching learning difficulties highlighted in the literature . Secondly there was a field research by developing and questionnaires made with teachers about the difficulties in teaching science , focusing on various aspects related to the weaknesses , needs and expectations of improvements in teaching this subject . After the work was concluded that the major difficulties in science education in this school come from a larger perspective, as it not only depends on the school itself , but also the state where the proposed curriculum difficult to implement , reduced workload , lack laboratory technicians , hinged continuing education programs with the reality of the teacher. In addition , there are difficulties with indiscipline and disinterest of the students , which leads teachers to seek ways to diversify their classes and thus accomplish a teaching job that meets the expectations of learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21748
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_56.pdf697,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.