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Título: A percepção da educação ambiental pelos professores das escolas municipais de Santa Terezinha de Itaipu - PR
Autor(es): Borges, Marielle Tereza de Almeida
Orientador(es): Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
Palavras-chave: Educação ambiental
Professores
Currículos - Planejamento
Environmental education
Teachers
Curriculum planning
Data do documento: 8-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BORGES, Marielle Tereza de Almeida. A percepção da educação ambiental pelos professores das escolas municipais de Santa Terezinha de Itaipu - PR. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) possui papel importante na interação entre o homem e natureza e os professores são os principais formadores de opinião dentro da sociedade. Porém, ainda existem inúmeras dificuldades dentro do ambiente escolar que dificultam a efetivação da Educação Ambiental. O presente estudo teve como objetivo inferir sobre a percepção que os professores da rede municipal de ensino possuem quanto a Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada no município de Santa Terezinha de Itaipu, de forma descritiva através do levantamento de dados feito por questionário. Foram entregues 130 questionários distribuídos entre as cinco escolas municipais da cidade, sendo destes respondidos 48. Observou-se que existe uma grande dificuldade por parte dos professores em inserir a educação ambiental de forma efetiva no ambiente escolar, indo além das datas comemorativas, o que foi muito citado. Evidenciaram também o excesso de conteúdos, o que não permite a concretização da EA, bem como maior envolvimento dos pais e comunidade em geral. Isso evidencia uma dificuldade existente no processo de Educação Ambiental e sua inserção de forma concreta na prática pedagógica das escolas de forma multidisciplinar.
Abstract: EE lays an important role in the interaction between man and nature and the teachers are the key influencers within society. However, there are still numerous difficulties within the school environment that hinder the effectiveness of environmental education. The present study aimed to infer the perception that teachers of municipal schools have as Environmental Education. The survey was conducted in the municipality of Santa Terezinha de Itaipu, descriptively using data collection done by questionnaire. 130 questionnaires distributed among the five municipal schools in the city, and answered these 48 were delivered. It was observed that there is great difficulty by teachers in incorporating environmental education effectively in the school environment, going beyond the holidays, which was widely cited. Also showed excess content, which does not allow the realization of the EA as well as greater involvement of parents and the community in general. This shows an existing difficulty in Environmental Education and its insertion process specifically to the pedagogical practice of schools in a multidisciplinary way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21746
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