Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVacari, Flávia Elisa
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:35Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:35Z-
dc.date.issued2011-06-04
dc.identifier.citationVACARI, Flávia Elisa. Abordagem metodológica para conscientização e prevenção da gravidez em adolescentes. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21694-
dc.description.abstractThe present work paper aims to approach the pregnancy during the adolescence, making a biographical review, and using an adapted form of the program “the awakening to a dream”, from Kaplan Institute, having as applicants the students whose are ranges from 13 and 16 years old, who are currently enrolled in Major Prado Public School located in Jaú/SP (Brasil), in the 8th level A and B. The main point of this study is to assess the relationship between students and teachers, considering the process of class preparation, and the choice of the best methodology to be used to pursue the proper sexual education, and as a result to increase the caution and prevention of an unexpected and unplanned pregnancy in the early youth. The methodology used in this research consisted in the application of a dynamic process and a quiz with three questions of multiple choice and a written one. Only the students whose are enrolled in the 8th B were submitted by the dynamic process, while the 8th A received the traditional method of teaching, consisted in information written in the blackboard. Observing the results through the analysis of the answers, as well as the analysis of the testimonials reported by the students, it was possible to conclude that when the dialectic used in the classroom is the same as the used day-by-day for the students, and when the methodology used is the dynamic one, as a result the students become much more aware of the risks and consequences involved in the process of having a baby, corroborating to prevent an unexpected pregnancy in the early youth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectEducação sexual para adolescentespt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectSex instruction for teenagerspt_BR
dc.subjectTeenage pregnancypt_BR
dc.titleAbordagem metodológica para conscientização e prevenção da gravidez em adolescentespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a abordagem da gravidez na adolescência, através de uma revisão bibliográfica do assunto e com o uso adaptado da Dinâmica “O despertar para o sonho”, do Instituto Kaplan, para os alunos entre 13 a 16 anos, durante as aulas de Ciências das oitavas séries A e B, da Escola Estadual Major Prado, município de Jaú, estado de São Paulo. Com o objetivo de melhorar a relação aluno-docente, no que diz respeito ao preparo e metodologia usados em sala de aula para educação sexual e conseqüentemente promover conscientização e prevenção da gravidez inesperada e indesejada na adolescência. Após a aplicação da dinâmica, os alunos responderam a um questionário com três questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa. A dinâmica foi aplicada somente na classe B, enquanto que na classe A os alunos receberam apenas orientação teórica em lousa convencional. Constatou-se através da análise estatística dos erros e acertos das questões, bem como na leitura e entendimento dos depoimentos colhidos dos alunos, que o tema quando abordado de forma mais clara, utilizando-se de uma linguagem mais próxima ao cotidiano e do despertar para qual será o futuro desses alunos, traz mais resultados positivos na resolução das questões e conclui-se que tal estatística faça frente a maior alerta na prevenção e conscientização de uma gravidez na adolescência.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_66.pdf270,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.