Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21684
Título: Uso da tecnologia no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na visão de professores da rede municipal de Barueri-SP
Título(s) alternativo(s): Use of technology in science education in the initial years of elementary school in the vision of teachers of the municipal network of Barueri-SP
Autor(es): Paula, Mafalda Roseli de
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Professores - Formação
Ciência - Metodologia
Tecnologia e crianças
Teachers, Training of
Science - Methodology
Technology and children
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PAULA, Mafalda Roseli de. Uso da tecnologia no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na visão de professores da rede municipal de Barueri-SP. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Numa sociedade onde a cada dia a presença da ciência e da tecnologia vem ganhando força, espera-se que o ensino de Ciências contribua, desde os primeiros anos de escolarização, para que o aluno adquira conhecimentos científicos e desenvolva capacidades de análise, interpretação, reflexão, comunicação e tomada de decisão, que são essenciais para prepara-lo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação. O objetivo geral deste estudo foi destacar o uso da tecnologia no ensino de Ciências nos anos iniciais da Rede Municipal de Barueri – SP, na percepção dos docentes envolvidos. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionário à professores que atuam em escolas públicas de Ensino Fundamental. Mediante os resultados obtidos, entendeu-se que faz-se necessário construir um projeto de formação docente realmente eficaz, o qual o professor formado seja capaz de utilizar as tecnologias nos mais diversos contextos, pois vivemos um momento histórico em que a Ciência e a Tecnologia se tornaram essenciais a formação da cidadania e, dessa forma, as crianças não podem ficar à margem desse processo.
Abstract: In a society where every day the presence of science and technology is gaining strength, it is hoped that science education will contribute, from the earliest years of schooling, so that the student acquires scientific knowledge and develops analysis, interpretation, reflection, communication and decision-making, which are essential to prepare you for the personal needs and longings of a constantly changing society. The general objective of this study was to highlight the use of technology in the teaching of Science in the initial years of the Barueri-SP Municipal Network, in the perception of the teachers involved. For that, a bibliographical research and a field research were carried out, through the collection and analysis of data obtained through the application of a questionnaire to teachers who work in public elementary schools. Through the results obtained, it was understood that it is necessary to build a really effective teacher training project, which the trained teacher is able to use the technologies in the most diverse contexts, since we are living a historical moment in which Science and Technology the formation of citizenship has become essential and, therefore, children cannot be left out of this process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21684
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usotecnologiaensinobarueri.pdf292,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.