Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Cristiane Alves
dc.date.accessioned2020-11-24T15:35:39Z-
dc.date.available2020-11-24T15:35:39Z-
dc.date.issued2015-10-09
dc.identifier.citationVIANA,Cristiane Alves. As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21200-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Satisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectProfissões - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTeachers - Job satisfactionpt_BR
dc.subjectCareer developmentpt_BR
dc.titleAs perspectivas e os desafios do inicio de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz de Iguaçupt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAo longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1 experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profissional passa de estudante a professor, este ciclo é marcado por desafios e perspectivas que podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desenvolvimento da carreira, determinando a sua ruptura ou continuidade, bem como a qualidade do trabalho realizado. Diante da importância do primeiro ciclo de vida profissional para o desenvolvimento da carreira docente, o objetivo deste trabalho é investigar como os professores da rede pública municipal de foz do iguaçu vivenciaram este ciclo e o que esperam da carreira. Os sujeitos desta investigação responderam a um questionário e as informações obtidas foram a base para a compreensão e levantamento de aspectos importantes para a análise e reflexão do tema.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.referee1Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.referee2Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.referee3Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_32.pdf933,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.