Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21182
Título: A importância de jogos lúdicos no ensino de biologia
Autor(es): Silva, Patricia Cortez da
Orientador(es): Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
Palavras-chave: Educadores
Biologia
Escolas - Exercícios e jogos
Educators
Biology
Schools - Exercises and recreations
Data do documento: 9-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Patricia Cortez da. A importância de jogos lúdicos no ensino de biologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática destacar a importância da utilização de jogos na disciplina de Biologia, prática esta que possibilita aos alunos despertarem o interesse, motivação, curiosidade. Desta forma, os jogos são considerados ferramentas que desafiam os alunos, complementam os conteúdos aplicados pelos professores, os conhecimentos tornam-se uma ação positiva e não uma obrigação. O referido trabalho tem como objetivo compreender a importância dos jogos, como os alunos demonstram interesse e comparar quais as contribuições dos jogos na disciplina de Biologia. Será abordado através de entrevista com questões objetivas e simples, mostrando que através dos jogos os alunos conseguem assimilar melhor os conteúdos, principalmente porque a disciplina de Biologia possui um vocabulário elevado e muitas vezes complexo, o que acaba dificultando a assimilação dos conteúdos. A metodologia utilizada inicialmente foi a pesquisa bibliográfica, que possibilitou analisar o assunto teoricamente, em seguida uma entrevista, com um questionário simples, centradas na utilização de jogos na disciplina de Biologia, possibilitando analisar teoricamente como os professores destacam a importância e utilização dos jogos. Conclui-se que os jogos podem ser utilizados em sala de aula em qualquer disciplina, sendo uma ferramenta importante para a aquisição de conhecimentos, pois possibilita aos alunos aprender com motivação, prazer, interação. Foi possível através dos estudos reconhecer o jogo e sua importância em sala de aula.
Abstract: This work aimed to highlight the importance of the use of games in biology, a practice that allows students to arouse interest, motivation, curiosity, in this way, games are considered tools that challenge students, complement the contents applied by teachers , knowledge becomes a positive action and not an obligation. In this way, the aforementioned work aims to understand the importance of games, how the students demonstrate interest and compare what the contributions of the games in the discipline of biology. It will be approached through an interview with objective and simple questions, showing that through the games the students can assimilate the contents better, mainly because the discipline of biology has a high and often complex vocabulary, which makes it difficult to assimilate the contents. The methodology used initially is the bibliographic research, which will make it possible to analyze the subject theoretically, then an interview, with a simple questionnaire, focused on the use of games in the biology discipline, making it possible to theoretically analyze how teachers emphasize the importance and use of games. It is concluded that games can be used in the classroom in any discipline, it is an important tool for acquiring knowledge, because it enables students to learn with motivation, pleasure, interaction. It was possible through the studies to recognize the game and its importance in the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21182
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogosludicosensinobiologia.pdf333,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.