Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21146
Título: Estudo de caso sobre a prática usual dos recursos educacionais empregados no ensino de biologia em uma escola estadual de Iporã - PR
Título(s) alternativo(s): Case study on the usual practice of educational resources employed in teaching biology at a state school in Iporã – PR
Autor(es): Matias, Katia Palma
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ensino – Metodologia
Currículos
Estratégias de aprendizagem
Teaching – Methodology
Education – Curricula
Learning strategies
Data do documento: 10-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MATIAS, Katia Palma. Estudo de caso sobre a prática usual dos recursos educacionais empregados no ensino de biologia em uma escola estadual de Iporã - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Marcada por terminologias exaustivas, a disciplina de Biologia pode ser considerada umas das disciplinas mais instigadoras e merecedoras de atenção ou não se revelar atrativa aos alunos, por muitas vezes reflexo da forma como é ensina. Certamente é imprescindível o uso apropriado da linguagem cientifica, sendo necessário a transformação dos saberes através da transposição didática. Vislumbrando a superação do ensino tradicional os recursos didáticos podem atuar como facilitadores do ensino aprendizagem. Este trabalho vê como objetivo conhecer os recursos didáticos utilizados e considerados mais importante pelos docentes de Ciências Biológicas. Para tanto, através da aplicação de um questionário semiestruturado, foi possível avaliar a relação do histórico acadêmico dos docentes e os recursos didáticos aplicados por eles em sala de aula. De modo a permitir uma analise mais completa, se faz necessário conhecer os conceitos dos instrumentos de ensino e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre a este delineamento, percebem-se as necessidades e deficiências para capacitação do processo de ensino, tanto quanto as dificuldades enfrentadas na educação.
Abstract: Marked by exhaustive terminologies, the discipline of Biology can be considered one of the most instigating and deserving disciplines of attention or not proving attractive to students, often reflecting the way it is taught. Certainly, the proper use of the scientific language is essential, and it is necessary to transform knowledge through didactic transposition. By glimpsing the overcoming of traditional teaching, teaching resources can act as facilitators of teaching learning. This work aims to know the didactic resources used and considered more important by the teachers of Biological Sciences. Thus, through the application of a semi-structured questionnaire, it was possible to evaluate the relationship between the academic history of the teachers and the didactic resources applied by them in the classroom. In order to allow a more complete analysis, it is necessary to know the concepts of the teaching instruments and their reflexes in the teaching-learning process. Within this delineation, the needs and deficiencies for training of the teaching process are perceived, as well as the difficulties faced in education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21146
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursoseducacionaisensinobiologia.pdf392,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.