Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21142
Título: Construtivismo e teoria histórico-cultural: implicações no processo de aprendizagem inicial da língua escrita em crianças pequenas
Título(s) alternativo(s): Constructivism and historical-cultural theory: implications in the initial learning process of written language in young children
Autor(es): Freitas, Vinícius Adriano de
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Alfabetização
Mediadores (Pessoas)
Aprendizagem
Literacy
Mediators (Persons)
Learning
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FREITAS, Vinícius Adriano de. Construtivismo e teoria histórico-cultural: implicações no processo de aprendizagem inicial da língua escrita em crianças pequenas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A História da Alfabetização no Brasil tem sua perspectiva revelada na História dos Métodos de Alfabetização que, desde o final do século XIX até o início da década de 1980, privilegiavam a faceta linguística, num movimento que oscilava dos métodos sintéticos aos métodos analíticos. Na década de 1980, com os estudos de Emilia Ferreiro e colaboradores sobre o cognitivismo piagetiano com ênfase na compreensão do processo de aquisição da linguagem escrita, houve uma ‘revolução conceitual’ por meio da Psicogênese da Língua Escrita, numa perspectiva de interação da criança com o objeto de conhecimento, ou seja, a escrita autêntica, textos que circulam socialmente, revelando que a escrita é construída pela própria criança, daí a denominação de ‘construtivismo’. Entre o final da década de 1980 e início dos anos 1990, o País passa a contar com outra perspectiva que trouxe grandes influências: a proposta de tratar a alfabetização como um processo discursivo, fundamentada sobretudo nos estudos da Teoria Histórico-Cultural, tendo como Vygotsky o principal teórico. Buscando sistematizar o construtivismo e a Teoria Histórico-Cultural na História dos Métodos de Alfabetização no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as implicações das teorias psicogenéticas de Piaget e Vygotsky no processo de aquisição da língua escrita (alfabetização e letramento). Para tanto, tem-se os seguintes objetivos específicos: 1) sistematizar a História dos Métodos de Alfabetização no Brasil; 2) analisar como a Epistemologia Genética concebe o processo de construção do conhecimento pelo ser humano; 3) compreender como teóricos que tomam por base a Epistemologia Genética explicam o processo de aquisição da língua escrita e quais as implicações didático-metodológicas do construtivismo na alfabetização e no letramento; 4) analisar como a Teoria HistóricoCultural explica o desenvolvimento psíquico da criança; 5) compreender como os teóricos que tomam por base a teoria de Vygotsky explicam o processo de aquisição da língua escrita. No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, haja vista que analisamos a literatura acadêmica e científica acerca de propostas de aquisição da língua escrita que têm como embasamento teórico as teorias de Piaget e de Vygotsky. O estudo revela as especificidades do construtivismo e da Teoria Histórico-Cultural no que diz respeito à compreensão e às implicações que trazem no processo de aquisição da língua escrita, bem como as semelhanças que há entre essas propostas. Se trata de mudanças que trouxeram grandes contribuições para a compreensão do processo e a atuação do professor alfabetizador, destacando-se cinco: 1) oralidade, leitura e escrita estão interligados; 2) a alfabetização é um processo, portanto, nele, a criança passa por fases; 3) o texto deve ser o ponto de partida e o ponto de chegada; 4) é fundamental a convivência da criança com textos que circulam socialmente; 5) a interação social e escolar, tendo o adulto (sobretudo o professor) como mediador, é fundamental para o êxito no processo de aquisição da linguagem escrita.
Abstract: The History of Literacy in Brazil has its perspective revealed in the History of Literacy Methods that, from the end of the XIX century until the beginning of the 1980s, privileged the linguistic facet, in a movement that oscillated from synthetic methods to analytical methods. In the 1980s, with the studies of Emilia Ferreiro and collaborators on Piagetian cognitivism with an emphasis on the comprehension of the process of acquisition of written language, there was a ‘conceptual revolution’ through the Psychogenesis of the Written Language, in a perspective of interaction of the child with the object of knowledge, that is, authentic writing, texts that circulate socially, revealing that writing is constructed by the child itself, hence the denomination of ‘constructivism’. Between the end of the 1980s and the beginning of the 1990s, the country started to have another perspective that brought great influences: the proposal to treat literacy as a discursive process, based mainly on the studies of HistoricalCultural Theory, having as Vygotsky the main theoretician. The aim of this research is to understand the implications of Piaget and Vygotsky’s psychogenetic theories in the process of acquisition of written language (literacy and literacy) in order to systematize Constructivism and Historical-Cultural Theory in the History of Literacy Methods in Brazil. To achieve this, the following specific objectives have been established: 1) to systematize the History of Literacy Methods in Brazil; 2) to analyze how the Genetic Epistemology conceives the process of knowledge construction by the human being; 3) understand how theorists who take the basis of Genetic Epistemology explain the process of acquisition of written language and what didactic-methodological implications of constructivism in literacy and literacy; 4) analyze how the HistoricalCultural Theory explains the psychic development of the child; 5) understand how the theorists who take the basis of Vygotsky’s theory explain the process of acquisition of written language. Regarding the methodology, this research is characterized as bibliographical, since we analyze the academic and scientific literature about proposals for acquisition of written language based on the theories of Piaget and Vygotsky. The study reveals the specificities of Constructivism and Historical-Cultural Theory regarding the understanding and implications that they bring in the process of acquisition of written language, as well as the similarities that exist between these proposals. These are changes that have brought great contributions to the understanding of the process and the performance of the literacy teacher, highlighting five: 1) orality, reading and writing are interconnected; 2) literacy is a process, therefore, in it, the child goes through phases; 3) the text must be the starting point and the point of arrival; 4) it is fundamental the child’s coexistence with texts that circulate socially; 5) The social and school interaction, having the adult (especially the teacher) as mediator, is fundamental for the success in the process of acquiring written language.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21142
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
construtivismoteoriahistoricocultural.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.