Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21132
Título: Métodos e técnicas de ensino na educação profissionalizante
Título(s) alternativo(s): Methods and techniques of teaching in vocational education
Autor(es): Ferraresso, Fátima Aparecida
Orientador(es): Hlenka, Vanessa
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino profissional
Educação baseada na competência
Learning
Professional education
Competency based education
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERRARESSO, Fátima Aparecida. Métodos e técnicas de ensino na educação profissionalizante. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A Educação Profissional desde a sua criação teve como meta o desenvolvimento da formação com qualidade do profissional. A visão da fórmula de educar teve uma reviravolta, pois a metodologia para o ensino se tornou mais Tecnicista. O currículo seria mudado para as necessidades do mercado e também da Tecnologia existente na época. Os responsáveis pelas Leis educacionais, se depararam com mudanças radicais, mas se adaptaram e criaram métodos e técnicas de ensino pertinentes para a época. Nos dias atuais existem inúmeros cursos profissionalizantes em todo o Brasil, com diversos sistemas de métodos e técnicas de ensino. Este trabalho tem por objetivo relatar alguns desses métodos e técnicas que são realizadas nos bancos escolares na área de cursos Técnicos Profissionalizantes. Também existe a preocupação de debater como estes métodos estão sendo realizados nestas turmas de alunos, como são idealizados e se trazem benefícios para a Educação Profissional. Também relacionam algumas sugestões de ações para melhorar o nível de Educação, nesta área específica. Mostrará a nova direção para a Educação Profissional que se depara com o ensino por competências, dando assim à ela uma nova roupagem, mais moderna e atuante. Os alunos poderam aprender como realizar suas funções no campo profissional de maneira mais prática, saindo dos bancos escolares com uma habilidade maior naquilo que desejam realizar no mercado de trabalho.
Abstract: The Professional Education since its creation had as goal the development of the training with quality of the professional. The vision of the formula to educate had a turnaround, since the methodology for teaching became more Tecnicista. The curriculum would be changed to the needs of the market and also of the technology existing at the time. Those responsible for educational laws faced radical changes, but adapted and developed teaching methods and techniques pertinent to the time. Today, there are numerous professional courses throughout Brazil, with different systems of teaching methods and techniques. This paper aims to report some of these methods and techniques that are performed in school banks in the area of Vocational Technical courses. There is also the concern to discuss how these methods are being carried out in these classes of students, how they are idealized and if they bring benefits to Vocational Education. They also list some suggestions for actions to improve the level of Education in this specific area. It will show the new direction for Vocational Education that is faced with the teaching by competences, thus giving her a new, more modern and active work. Students will be able to learn how to perform their functions in the professional field in a more practical way, leaving the school banks with a greater ability in what they want to accomplish in the job market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21132
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicasensinoeducacaoprofissionalizante.pdf355,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.