Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Janaina Pimentel de
dc.date.accessioned2020-11-24T15:17:07Z-
dc.date.available2020-11-24T15:17:07Z-
dc.date.issued2018-08-16
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Janaina Pimentel de. Educação em áreas de vulnerabilidade social: princípios de uma pedagogia transformadora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21129-
dc.description.abstractThe present study aimed to study the educational spaces and the possibilities of transforming them into humanization ethos, seeking to raise educational practices that corroborate the construction of an education as a tool for social transformation. We used as reference municipal schools in the eastern region of São José dos Campos. The theoretical contribution in this study was based on the discussions of Freire, Fava, Moran, Graciani, among others. The central theme was Education in areas of social vulnerability and the principles of a transformative pedagogy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectEducation – Curriculapt_BR
dc.subjectEducation - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducation - Economic aspectspt_BR
dc.titleEducação em áreas de vulnerabilidade social: princípios de uma pedagogia transformadorapt_BR
dc.title.alternativeEducation in areas of social vulnerability: principles of a transformative pedagogypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou estudar os espaços educativos e as possibilidades de transformá-los em ethos de humanização, buscando levantar práticas educacionais que corroboram para construção de uma educação como ferramenta de transformação social. Utilizamos como referências escolas municipais da região leste de São José dos Campos. O aporte teórico neste estudo foi pautado nas discussões dos estudiosos Freire, Fava, Moran, Graciani, dentre outros. O tema central foi Educação em áreas de vulnerabilidade social e os princípios de uma pedagogia transformadora.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee2Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee3Sandmann, André
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoareasvulnerabilidadesocial.pdf532,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.