Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21109
Título: O uso da tecnologia na educação infantil
Autor(es): Weiss, Rosangela
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Ensino auxiliado por computador
Imaginação em crianças
Atividades criativas na sala de aula
Computer-assisted instruction
Creative activities and seat work
Data do documento: 17-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WEISS, Rosangela. O uso da tecnologia na educação infantil. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como tema o uso da tecnologia na educação infantil e foi desenvolvido, na cidade de Itaúna do Sul, Paraná e envolveu alunos e professores, tendo como embasamento os conhecimentos de vários autores. Neste estudo, tratou-se da importância de introduzir a tecnologia nas salas de aula, relacionando-os aos conteúdos e a rotina do dia a dia. O objetivo deste foi desenvolver uma pesquisa de campo para verificar o conhecimento e relação que cada professor tem com a tecnologia bem como pelos conteúdos relacionados a ele, com isso levando-os a tornarem as aulas mais prazerosas, fazendo uma interação entre tecnologia e conteúdo, pois a tecnologia dá liberdade ao aluno de exprimir sua motivação, sua espontaneidade, bem como a necessidade de explorá-los sem constrangimento, investigando, testando e afirmando as experiências e as possibilidades de decisão. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que a tecnologia na sala de aula, pode ser considerada como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças. Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando a tecnologia da parte (lúdica) de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-a apenas em alguns momentos e de maneira limitada.
Abstract: This work was titled Using Technology in Early Childhood Education and has been developed in the city of Itauna do Sul, Paraná and involved students and teachers, with the foundation knowledge of various authors. In this study, we addressed the importance of introducing technology in the classroom, relating them to the contents and the routine day to day. The purpose of this was to develop a field research to verify the knowledge and respect that each teacher has the technology and the content related to it, with it causing them to become the most enjoyable classes, making an interaction between technology and content, because the technology gives freedom to the student to express his motivation, his spontaneity, as well as the need to exploit them without embarrassment, investigating, testing and affirming the experiences and opportunities for decision. Due to all the data in the study it can be concluded that it is important to mention that technology in the classroom, can be considered to be privileged social activities and specific interaction that guarantee the fundamental interaction and knowledge construction of the reality experienced by children . However, it is worth mentioning that teachers showed contradictions between thought (theory) and actions experienced in the course of their practice, leaving technology (playful) outside of the teaching-learning process, using it only to a few moments and limited way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21109
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_104.pdf561,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.