Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21066
Título: Educação lúdica: a importância do brincar na educação infantil
Autor(es): Sanches, Luciana Aparecida
Orientador(es): Batista, Floida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Atividades criativas na sala de aula
Crianças - Desenvolvimento
Socialização
Creative activities and seat work
Child development
Socialization
Data do documento: 11-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANCHES, Luciana Aparecida. Educação lúdica: a importância do brincar na educação infantil. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática analisar a importância do brincar na educação infantil, pois o brincar permite à criança, aprender a lidar com as emoções, equilibrar suas tensões, provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade. O trabalho foi desenvolvido com auxílio de pesquisa de campo, em caráter exploratório, qualitativo e bibliográfico. Entrevistou-se dez professores que atuam em um dos Centros de Educação Infantil da rede de ensino municipal de Nova Londrina, visando o levantamento de dados para a identificação da concepção sobre a ludicidade e como é desenvolvido esse trabalho na sala de aula. Diante de tais dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em sites, revistas, artigos e livros, buscando a fundamentação teórica, conhecimento e entendimento dessas questões. Os resultados foram tabulados, analisados e apresentados em forma de tabela e discussão sobre os mesmos. O trabalho com a ludicidade é um instrumento indispensável para a prática pedagógica e para o desenvolvimento integral da criança, porém faz-se necessário destacar que essa prática é feita de forma limitada e que sendo assim, há uma contradição apresentada nas respostas dos professores quanto a teoria e a prática das atividades lúdicas em sala de aula.
Abstract: This work was to analyze the thematic importance of play in early childhood education because the play allows the child to learn to deal with emotions, balance your stress, from their cultural world, building their individuality. The work was developed with the aid of field research, exploratory, qualitative and bibliographical. We interviewed ten teachers who work in one of Child Education Centers network of municipal teaching Londrina, aiming at the survey data to identify the conception of playfulness and how it is developed that work in the classroom. Given these data, a literature search was conducted on websites, magazines, articles and books, searching the theoretical foundation, knowledge and understanding of these issues. The results were tabulated, analyzed and presented in table form and discuss the same. Working with the playfulness is an indispensable tool for teaching practice and the development of the child instrument, but it is necessary to point out that this practice is done in a limited way and that being so, there is a contradiction presented in the responses of teachers as theory and practice of play activities in the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21066
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_78.pdf532,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.