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dc.creatorZuliani, Maria Lúcia da Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T14:58:57Z-
dc.date.available2020-11-24T14:58:57Z-
dc.date.issued2015-12-10
dc.identifier.citationZULIANI, Maria Lucia da Silva. Tecnologias assistivas na educação inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21050-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInteração Socialpt_BR
dc.subjectEstudantes deficientespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.titleTecnologias assistivas na educação inclusivapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoTecnologia assistiva é um termo atual no Brasil, que propende a usar de uma vasta gama de soluções e serviços fornecidos para propor ou expandir habilidades funcionais de discentes com algum tipo deficiência e, logo, originar condição de vida independente e inclusão. No contexto ambiente escolar, este tema ainda vem ganhando realce, pois se percebeu, recentemente, a precisão de estruturar a escola, no contexto docente, para melhor tratar o aluno com deficiência. A pesquisa que gerou este artigo teve como objetivo gerar discussão de como a tecnologia assistiva pode colaborar na inclusão educacional do aluno com alguma necessidade especial. A tecnologia assistiva representa um caminho para oferecer um amplo apoio para professores, na área da inclusão social, pois produz elementos para o ingresso e facilitações para o aprendizado do aluno com deficiência no âmbito escolar. Desta forma, entende- se que todo e qualquer sujeito portador de uma determinada necessidade permanente ou não, autonomia aceitável para ser inserido no contexto social. Tecnologia assistiva, incide num instrumento, facilitador para o processo de ensino - aprendizagem para a educação inclusiva social. Com a disseminação de ferramentas de tecnologia assistiva o propósito é aperfeiçoar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Funcionalidade deve ser entendida num aspecto maior do que habilidade em exercer trabalho de interesse. Este artigo apresenta um resgate bibliográfico, portanto qualitativo, acerca do tema principal, ou seja, a tecnologia assistiva como instrumento de apoio ao docente em suas práticas pedagógicas voltadas para o aluno portador de alguma necessidade. Fez-se uma leitura de conteúdos apresentados por autores que estudam e praticam o ensino em ambientes escolares ocupados por estudantes com necessidades e suas experiências adquiridas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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