Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21024
Título: Uma visão docente na otimização da qualidade do ensino de ciências no ensino fundamental
Autor(es): Bueno, Eliana Correa
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Aprendizagem
Science - Study and teaching
Experimental learning
Learning
Data do documento: 11-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BUENO, Eliana Correa. Uma visão docente na otimização da qualidade do ensino de ciências no ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática analisar a prática docente frente à importância do Ensino de Ciências em nove escolas de Ensino Fundamental do município de IbaitiPr. Elaborou-se, então, um questionário contendo dezessete questões objetivas para a coleta dos dados dessa pesquisa, o qual 65 docentes participaram. Apresentou-se um breve histórico do ensino de Ciências no Brasil, destacou-se a importância das práticas de experimentação para a formulação e reformulação de conceitos sobre determinados assuntos pelos educandos. Abordou-se também a importância da aprendizagem significativa e não mecânica. Sabendo-se que a alfabetização científica contribui de modo significativo para a formação e desenvolvimento de atitudes, valores e modo de agir dos indivíduos em relação ao meio em que está inserido, verificou-se que através da análise dos resultados, que todos dos docentes entrevistados reconhecem a importância da disciplina, mesmo sem preparação adequada os docentes procuram se aperfeiçoar fazendo pesquisas e cursos de capacitação para oferecer aos alunos um ensino de qualidade. Desta maneira acredita-se que o educador pode ser eficiente ao abordar os conteúdos de Ciências não sendo necessário o uso de novas tecnologias para ensinar com qualidade, basta o educador estar disposto a instigar a curiosidade dos alunos com os recursos que tem disponível nas instituições.
Abstract: This study analyze the thematic teaching practice across the importance of science education in nine primary schools in the city of Ibaiti-Pr. We prepared then a questionnaire containing seventeen objective questions for the collection of data from this survey, which 65 teachers participated. Presented a brief history of Sciences of education in Brazil, highlighted the importance of experimentation practices for the formulation and reformulation of concepts on certain subjects by students. It also addressed the importance of meaningful and not rote learning. Knowing that scientific literacy contributes significantly to the formation and development of attitudes, values and way of acting of individuals in relation to the environment in which it is inserted, it was found that by analyzing the results, all of the teachers surveyed recognize the importance of discipline, even without adequate preparation teachers seek to improve doing research and training courses to offer students a quality education. Thus it is believed that the teacher can be effective in addressing the Sciences of the content is not necessary to use new technologies for teaching with quality, just the educator be willing to instigate the curiosity of students with the resources we have available in the institutions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21024
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_39.pdf747,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.