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Título: A evolução histórica da educação a distância no Brasil: avanços e retrocessos
Autor(es): Carvalho, Adélia Honório de
Orientador(es): Gasparin, Priscila Pigatto
Palavras-chave: Ensino à distância
Educação - História
Ensino à distância - Legislação
Ensino auxiliado por computador
Distance education
Education - History
Distance education - Law and legislation
Computer-assisted instruction
Data do documento: 9-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARVALHO, Adélia Honório de. A evolução histórica da educação a distância no Brasil: avanços e retrocessos. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo discutir a evolução história da educação à distância (EAD) a partir da análise de aspectos históricos e de projetos em EAD no país. Buscou-se demonstrar que a Educação a Distância e o ensino presencial constituem duas modalidades de uma mesma função que é a educar e que a educação pode ser de qualidade ou não, independentemente de forma, nível ou modalidade em que se desenvolve. A partir da observação de publicações sobre a história da educação no país de diversos autores, principalmente o histórico da EAD no Brasil, discorremos sobre algumas iniciativas que viabilizaram condições para o funcionamento da EAD, anteriores e posteriores a lei de Diretrizes e Bases Nº 9394/96, assim como a situação atual da educação à distância no Brasil, enfatizando os limites e as possibilidades propiciadas por essa modalidade de ensino no nosso país. Observou-se através das referências que muitas mudanças ocorreram dentro do Ensino a Distância e todas em ritmo muito acelerado, assim como verificou-se que as diversas tecnologias de comunicação e informação atualmente foram inseridas no contexto educacional tornando-se ferramentas importantíssimas para a comunidade educacional.
Abstract: This study aims to discuss the evolution history of distance education based on the analysis of historical aspects and projects in EAD in the country. We sought to demonstrate that the distance education and classroom teaching are two forms of the same function which is to educate and that education can be quality or not, regardless of the form, level or mode in which it develops. From the observation of publications on the history of education in the country by several authors, especially the history of distance learning in Brazil, discourse about some initiatives that enabled the conditions for the functioning of EAD, before and after the Law of Guidelines and Bases No. 9394 / 96, as well as the current status of distance education in Brazil, emphasizing the limits and the possibilities offered by this type of education in our country.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20997
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