Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20972
Título: O uso de mídias durante as aulas de matemática na sala de apoio a aprendizagem
Autor(es): Casanova, Marcelo
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Mathematics - Study and teaching
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CASANOVA, Marcelo. O uso de mídias durante as aulas de matemática na sala de apoio a aprendizagem. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A intenção com a realização desta pesquisa foi levantar as principais dificuldades e limitações evidenciadas quando da aplicação de aulas complementares de apoio a estudantes do 6º nas chamadas Salas de Apoio à Aprendizagem, mais especificamente em casos em que se utilizam mídias como método para o ensino. Este tipo de sala de apoio foi criado para ajudar os alunos do ensino fundamental que possuem dificuldades em matemática básica, que devia ter aprendido nas séries iniciais. A sala de apoio é oferecida em contraturno para que o aluno não perca suas aulas na série que ele está matriculado. Trata-se de uma pesquisa com base bibliográfica e qualitativa, por meio da qual foram levantadas as percepções de professores sobre os resultados obtidos com a prática de ensino complementar de Matemática para alunos com limitações em aprender. A opinião dos pesquisados aponta algumas dificuldades encontradas pelos professores como o cansaço dos alunos por se tratar de período de contraturno e as suas próprias limitações para encontrar a melhor forma para motivá-los para o aprendizado. Por outro lado, o uso de tecnologias mais modernas no ensino aparece como uma possível alternativa para melhorar os resultados no aprendizado. Para este estudo considerou-se também o fato que o autor pesquisador trabalha com ambientes similares aos pesquisado podendo comparar suas percepções com evidências apontadas com a pesquisa.
Abstract: The proposal with this research was to identify the main difficulties and highlighted limitations when applying additional support classes for students of 6th year in called Learning Support Rooms, more specifically in cases where media as a method for teaching are used. This type of support room was created to help elementary school students who have difficulties in basic math, and it should have learned in the early grades. The room is offered by support in complementary time so that the student does not miss his lectures in the series he is enrolled. This is a survey of literature and qualitative basis, whereby was surveyed the perceptions of teachers on the results obtained with the practice of supplementary mathematics teaching for students with learning limitations. The opinion of respondents indicated some difficulties encountered by teachers as the fatigue of students because it is a period of complementary time and their own limitations to find the best way to motivate them to learn. Moreover, the use of modern technologies in education appears as a possible alternative to improve learning outcomes. For this study also considered the fact that the researcher author works with environments similar to those studied can compare their perceptions with evidence pointed to research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20972
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_132.pdf936,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.