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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Ghellere, Francielle de Camargo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:40:59Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:40:59Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-23 | |
dc.identifier.citation | GHELLERE, Francielle de Camargo. Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento. 2112. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20957 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the Early Childhood Education in Movement of Landless Rural Workers - MST, therefore, we conducted a case study in the Municipal School Peasant Chico Mendes in Querência do Norte / PR. One understands that this research Social movements have increasingly claimed by questions such as: access to land, housing, health, education, demonstrations such express the contradictions of political and economic structure of society. The relationship between and the state is characterized by the contradiction of private property and the means of production, which are juxtaposed on human life, from social relations and exploration of the representatives of capital and ownership of the work and the worker. Social movements have a role in public policy claim, and are not immune to the problems that arise within society, expressing the contradictions of the capitalist mode of production amid struggles waged, represent the principles and concepts of law and justice in a class society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Social movements | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.title | Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo compreender a Educação Infantil no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, para tanto, foi realizado um estudo de caso na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes em Querência do Norte/PR. Compreende-se que os movimentos sociais têm cada vez mais reivindicado por questões como: acesso a terra, habitação, saúde, a educação, tais manifestações expressam as contradições da estrutura política e econômica da sociedade. A relação entre movimentos sociais e Estado é marcado pela contradição da propriedade privada e dos meios de produção, as quais se justapõem sobre a vida humana, a partir das relações sociais e da exploração dos representantes do capital e da propriedade sobre o trabalho e o trabalhador. Os movimentos sociais têm papel fundamental na reivindicação por políticas públicas, e não estão imunes aos problemas que surgem no interior da sociedade, expressam as contradições do modo de produção capitalista em meio às lutas travadas, representam os princípios e conceitos do direito e da justiça em uma sociedade de classe. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Berghauser, Neron Alipio Cortes | |
dc.subject.cnpq | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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