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dc.creatorSiqueira, Edivaldo Alves
dc.date.accessioned2020-11-24T14:39:48Z-
dc.date.available2020-11-24T14:39:48Z-
dc.date.issued2015-10-30
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Edivaldo Alves. A Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20950-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectCivilização - Históriapt_BR
dc.subjectÍndios - Usos e costumespt_BR
dc.subjectMulticultural educationpt_BR
dc.subjectCivilization - Historypt_BR
dc.subjectIndians - Social life and customspt_BR
dc.titleA Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuaramapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO processo de implementação da lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto ppp e na ppc de história das escolas municipais de umuarama especificamente à questão indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do ppp e ppc para ensino de história do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do ppp; abordagem dos conteúdos da ppc; objetivos; metodologia e avaliação; após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à lei 11.645/08 especificamente ao ensino da história e cultura indígena abrangendo a educação das relações étnico-raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu ppc.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra
dc.contributor.referee1Sehn, Elizandra
dc.contributor.referee2Sehn, Elizandra
dc.contributor.referee3Sehn, Elizandra
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
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