Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Fabíola Regina de Araújo
dc.date.accessioned2020-11-24T14:39:07Z-
dc.date.available2020-11-24T14:39:07Z-
dc.date.issued2012-11-24
dc.identifier.citationALVES, Fabíola Regina de Araújo. Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20946-
dc.description.abstractThis work had as its theme the study of bodily activities and quality of life while challenging the current physical education in schools, given that the concepts of discipline gone through many transformations and prints contemporary society needs and values questionable. Currently, the cult of the body overlaps the needs of practicing exercises only to combat sedentary lifestyle, however, many teens still spend a lot of time without performing physical activities at school giving the mandate to encourage and train young to understand the meaning of physical activities and balanced diet, especially during development. The objective of this study is to present the activities of Physical Education as a relevant factor in the quality of life of the student, meeting the standards of health, physical culture and socialization for both analyzes concepts, motivates leisure activities and socialization, encourages physical activity, enhancing the culture, customs and healthy hygiene habits. The research method is qualiquantitativo and beyond the theoretical research conducted a survey with students from 1st year of high school State Center for Professional Education Manoel Moreira Pena of Foz do Iguaçu. Finally, the study showed that teenagers have enough clarity about the validity of performing exercises to achieve health, this demonstrates that physical education plays its role in enlightening school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectNutritionpt_BR
dc.titleAtividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como tema o estudo das atividades corporais e qualidade de vida enquanto desafio da educação física atual nas escolas, tendo em vista que os conceitos da disciplina passaram por muitas transformações e a sociedade contemporânea imprime valores e necessidades questionáveis. Atualmente, o culto ao corpo se sobrepõe às necessidades de se praticar exercícios somente para combater o sedentarismo, no entanto, muitos adolescentes ainda passam muito tempo sem realizar atividades físicas dando à escola a incumbência de incentivar e formar jovens que compreendam o sentido das atividades físicas e da alimentação equilibrada, principalmente na fase de desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo foi apresentar as atividades da Educação Física como elemento relevante para a qualidade de vida do educando, atendendo aos padrões de saúde, cultura corporal e socialização, para tanto analisa conceitos, motiva as atividades de lazer e socialização, incentiva a prática de atividade física, valorizando a cultura, os hábitos higiênicos e costumes sadios. O método de pesquisa foi quali-quantitativo e além da pesquisa teórica realizou um questionário com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena de Foz do Iguaçu. Enfim, o estudo mostrou que os adolescentes possuem bastante clareza sobre a validade de se realizar exercícios para se alcançar a saúde, isto demonstra que a educação física cumpre seu papel esclarecedor na escola.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ricardo dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_07.pdf700,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.