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dc.creatorPinheiro, Marcia Regina Mallmann
dc.date.accessioned2020-11-24T14:38:57Z-
dc.date.available2020-11-24T14:38:57Z-
dc.date.issued2012-11-24
dc.identifier.citationPINHEIRO, Marcia Regina Mallmann. "Profuncionário": política de formação para os funcionários de escola. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20945-
dc.description.abstractThis work had as thematic to show through a bibliographical study, and the identity construction workers Professional Basic Education and its recognition as part of the category of education professionals opened by that was recent advances resulting from its path of struggle and embodied by the political actions of decades, such as the creation of area 21 in the Professional Education understanding the importance of work and school official's career, either as an educator or as manager for the democratization of school. The descriptive exploratory estudy achieved is objectives, because there was an understanding among employees (as) school, that besides the role of running the school are also educators with different functions that require more complex analysis on the specific modules that comprise specific training courses “ Profuncionário”, that are increasingly closer to the reality experienced in the work of school employees (as).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Educaçãopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectRelações trabalhistas entre governo e servidorespt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectInteresse profissionalpt_BR
dc.subjectWorking classpt_BR
dc.subjectPublic officerspt_BR
dc.subjectEmployee-management relations in governmentpt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectVocational interestspt_BR
dc.title“Profuncionário”: política de formação para os funcionários de escolapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática mostrar através de um estudo bibliográfico e de campo, a construção da identidade profissional dos funcionários de escola e seu reconhecimento como parte da categoria dos profissionais da educação que foi aberto por avanços recentes, resultantes da sua trajetória de luta e incorporado pelas ações políticas das últimas décadas, como a criação da Área 21 na Educação Profissional compreendendo a importância do trabalho e da carreira do funcionário escolar, seja como educador ou como gestor para a democratização da escola. O estudo descritivo exploratório atingiu os objetivos propostos, pois houve o entendimento entre os funcionários (as) de escola, de que além da função de executam na escola são também educadores com funções distintas que implicam competências mais complexas que estão acima do desempenho da função. Há necessidade de uma análise critica sob os módulos específicos que compreendem a formação específica dos cursos do “Profuncionário”, para que estejam cada vez mais próximos da realidade vivenciada no trabalho escolar dos funcionários(as).pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ricardo dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

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