Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Tatiara Torchetto
dc.date.accessioned2020-11-24T14:31:20Z-
dc.date.available2020-11-24T14:31:20Z-
dc.date.issued2013-12-13
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tatiara Torchetto. Uso de TICs no ensino de biologia: um olhar docente. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20897-
dc.description.abstractThe use of audiovisual tools largely contributes to teaching due to the development of new technologies and a number of changes in society concerning facilitations, despising the book as the major pedagogical resource. Their use in Biology teaching results in dynamic and interesting classes by enriching the class activities ensuring scientific thinking. Therefore, this paper on the use of ICT in Biology teaching assesses the use of such tools alongside pedagogical practice by means of using the TV, the DVD player, the VCR, the overhead projector, the slide projector, the data show projector and the Internet. A qualitative field research carried out at the in a school in the private network in the city of Umuarama – PR, with four high-school teachers answering a questionnaire on the frequency of their use of such resources and the ones used, as well as the importance and influence of the teacher´s perspective on the use of ICT regarding the students. Results led to conclude that the students´ approval is positive and learning the syllabus through images is facilitated enabling students to understand more complex aspects of Biology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectProfessores de biologiapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectAudio-visual educationpt_BR
dc.subjectBiology teacherspt_BR
dc.titleUso de TICs no ensino de biologia: um olhar docentept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de ferramentas audiovisuais contribui consideravelmente no ensino devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e grandes mudanças ocorridas na sociedade em relação a recursos facilitadores, afastando a ideia de o livro ser o único recurso pedagógico.O uso destes recursos na disciplina de Biologia proporciona aulas dinâmicas e interessantes, enriquecendo as atividades que são feitas na rotina escolar, e possibilitando a realidade do pensamento científico.Este trabalho sobre TICs no ensino de Biologia teve por objetivo analisar o uso destas ferramentas na prática pedagógica, tendo como exemplo o uso de TV, DVD, Vídeo, retroprojetor, projetor de slides ou Data-show e internet.Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Umuarama – PR, com quatro professores que lecionam no ensino médio, em que foi aplicado um questionário contendo perguntas que focavam desde a frequência do uso desses recursos e quais são utilizados, bem como a importância e influência na visão docente mediante a utilização dos TICs em relação aos alunos.Os resultados permitiram concluir que a aceitação por parte dos alunos é positiva e facilita a aprendizagem por meio de imagens a assimilação dos conteúdos, fazendo com que os alunos sejam capazes de compreender algumas áreas da Biologia que são mais difíceis de serem estudadas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_128.pdf343,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.