Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20891
Título: O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu
Autor(es): Bubiak Junior, Walter
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Ensino audiovisual
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Audio-visual education
Data do documento: 23-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BUBIAK JUNIOR, Walter. O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como temática a inserção de uma ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas do professor de Matemática. Para isto o pesquisador desenvolveu um material explicativo para a criação de um blog com objetivos pedagógicos e, após determinado tempo de aplicação, levantou junto a seus criadores sobre os resultados obtidos. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com levantamento de dados de fontes bibliográficas e de um questionário. Foram pesquisados trinta professores de Matemática de escolas pertencentes à Regional Foz do Iguaçu da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED). Estes professores aprenderam a criar um blog e em seguida passaram a usá-los com seus alunos. Através de questionário procurou-se levantar as impressões obtidas com tal experiência. Os resultados apontaram que existe certa facilidade e comprometimento por parte dos docentes em encontrar e usar novas propostas pedagógicas para o ensino da disciplina. Por se tratar de professores com facilidade para o uso de computadores, não houve grandes resistências neste ponto, entretanto, percebeu-se algumas dificuldades em continuar usando a ferramenta.
Abstract: The theme of this research was the inclusion of a tool for Information Technology and Communication (ICT) in pedagogical practices daily of Mathematics teacher. For this, the researcher developed a explanatory material to create a blog with educational goals, and after a certain time of application, raised among their creators on the results. This is an exploratory study with survey data from literature sources and a questionnaire. Is was surveyed thirty Mathematics teachers of schools belonging to Foz do Iguaçu Regional of Education Bureau of the State of Parana (SEED). These teachers have learned how to create a blog and then started to use them with their students. Through questionnaire sought to raise the impressions obtained from such experience. The results showed that there is a certain ease and commitment by teachers to find and use new pedagogical proposals for teaching the subject. Because it is easy for teachers to use computers, there were no major resistance at this point, however, it was realized some difficulties to continue using the tool.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20891
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_133.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.