Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20866
Título: A importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores nas crianças da educação infantil
Autor(es): Gomes, Laudicéia Camargo Correia
Orientador(es): Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
Palavras-chave: Música na educação
Educação de crianças
Crianças - Desenvolvimento
Music in education
Early childhood education
Child development
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GOMES, Laudicéia Camargo Correia. A importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores nas crianças da educação infantil. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar em literatura especializada e artigos científicos a importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores na Educação Infantil. Com caráter de pesquisa qualitativa buscou-se nos referencias teóricos autores que explicitasse essa temática, partindo da seguinte questão: Como a musicalização poderá desenvolver as funções psíquicas superiores da criança? Assim, esta pesquisa trouxe reflexões importantes a respeito da prática com musicalização, sendo um dos recursos didáticopedagógicos para o desenvolvimento das funções psicológicas da criança, principalmente devido aos benefícios para o desenvolvimento do indivíduo, nos quesitos: memória, atenção, percepção, imaginação, como também, os aspectos musicais como ritmo, melodia, harmonia e o timbre que estimulam os circuitos cerebrais, colaborando na educação do ser humano em todos os aspectos.
Abstract: The objective of this study was to investigate in literature and scientific articles the importance of musicalization the development of higher mental functions in Early Childhood Education. With the character of qualitative research we sought, in theoretical references that authors explain this theme, based on the following question: How can musicalization develop higher mental functions of the child? Thus, this research has brought important insights regarding the practice with musicalization, one of the teaching-learning resources for the development of psychological functions in children, principally due to the benefits for the development of the individual, in the categories: memory, attention, perception, imagination as well as the musical aspects as rhythm, melody, harmony and timbre that stimulate brain circuits, working in education of the human being in all aspects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20866
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_101.pdf192,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.