Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20865
Título: Concepções da avaliação escolar na disciplina de educação física
Autor(es): Lisboa, Claudio Henrique Lopes de
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação física
Education - Evaluation
Physical education and training
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LISBOA, Claudio Henrique Lopes de. Concepções da avaliação escolar na disciplina de educação física. 2013. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar como pode ser feita a avaliação escolar na disciplina de Educação Física no âmbito escolar. Utilizou-se o método de pesquisa de revisão bibliográfica, por meio do qual foram realizados levantamentos bibliográficos sobre avaliação em geral e os tipos de avaliação existentes. O estudo primou por buscar critérios para avaliação prática, item raramente descrito na bibliografia pesquisada. O que mais se encontrou foi a grande importância dada pelos autores a participação dos alunos nas aulas práticas. Foi citado várias vezes que para aprender é necessário vivenciar, sentir, avaliar em si mesmo métodos diferenciados de treinamentos. Por último foi colocado algumas sugestões de avaliação nas quais se preconiza a participação (avaliação formativa), dos alunos e não a avaliação prática sem critérios pré-estabelecidos.
Abstract: The objective of this research is to identify and analyze how it can be assessed in school Physical Education in schools. Method was used to review research literature, which were conducted literature surveys on evaluation in general and what types of assessment. The studied excelled by seeking criteria for assessment practice which was not mentioned in any literature. What we found was more the great importance given by the authors student participation in practical classes. It was mentioned several times that it is necessary to learn to experience, feel, evaluate yourself different methods of training. They finally put some suggestions evaluation which advocates participation (formative evaluation), the students and not a practical assessment without pre-established criteria.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20865
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_20.pdf207,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.