Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20813
Título: | A afetividade dentro das competências do educador contribuindo com o desenvolvimento escolar do aluno |
Autor(es): | Magalhães, Lindaura Lopes |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Educação afetiva Crianças - Desenvolvimento Estratégias de aprendizagem Professores e alunos Affective education Child development Learning strategies Teacher-student relationships |
Data do documento: | 24-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MAGALHÃES, Lindaura Lopes. A afetividade dentro das competências do educador contribuindo com o desenvolvimento escolar do aluno. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática um estudo sobre a afetividade dentro das competências do educador contribuindo com o desenvolvimento escolar do aluno, sendo relevante para o ensino escolar, que pode apresentar muitas complexidades relacionadas ao aprendizado, e muitas vezes estão relacionadas a fatores efetivos e emocionais. A desestrutura afetiva e emocional faz parte das vivências do mundo contemporâneo, sendo uma realidade influenciada, muitas vezes, pela industrialização, onde os parâmetros culturais de muitas famílias foram sendo modificados, alterando o cenário da responsabilidade, do afeto, do respeito e dos valores humanos e, de certa forma, estas transformações afetam o ambiente escolar. Esse estudo procura apresentar o campo da afetividade escolar na busca do desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Para fundamentar essa pesquisa, foi utilizado um referencial teórico bibliográfico para explicar os fatores da afetividade no campo escolar e entre professor e aluno, além de um estudo de campo utilizando os métodos de observação e entrevista a alguns alunos. |
Abstract: | This work was themed as a study of affectivity within the competencies of the educator contributing to the educational development of the student , being relevant for schools , which can present many complexities related to learning , and are often related to emotional factors effective . The disrupts affective and emotional part of the experiences of the contemporary world , being a reality often influenced by industrialization , where cultural parameters of many families were being modified by changing the setting of responsibility , affection , respect and human values , and somehow these transformations affect the school environment . This study aims to present the field of affectivity school in the pursuit of development and learning of students . To support this research , we used a theoretical literature to explain the factors of affection in the school field and between teacher and student , as well as a field study using the methods of observation and interview some students will. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20813 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_52.pdf | 242,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.