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Título: Práticas avaliativas: uma experiência no ensino de filosofia
Autor(es): Oliveira, Valmir Luiz de
Orientador(es): Gomes, João Enzio
Palavras-chave: Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Educação - Filosofia
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
Education - Philosophy
Data do documento: 5-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Valmir Luiz de. Práticas avaliativas: uma experiência no ensino de filosofia. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este estudo teve como reflexão as práticas de avaliação da aprendizagem no sentido de analisar a importância da avaliação e descobrir, melhor, qual é o seu papel no ensino aprendizagem, não o reduzindo, mas potencializando cada individuo. Para isso, procurou-se identificar as percepções dos diferentes interlocutores, buscando compreender nessa relação os pontos convergentes e divergentes de algumas práticas avaliativas desenvolvidas e evidenciadas pelos alunos no Ensino de Filosofia. O instrumento utilizado foi a coleta de dados através de questionário. Discutiram-se as concepções de avaliação da aprendizagem, e sua importância na retomada do caminho a ser percorrido pelo aluno. Foi proposta uma avaliação como diagnóstico contínuo da aprendizagem que, ao contrário da avaliação autoritária, constitui-se num momento dialético do processo de avaliação no desenvolvimento da ação e do crescimento, para a autonomia dos alunos do Ensino de Filosofia. Na tentativa de transformações reais e reflexivas, a prática da avaliação proposta nessa pesquisa, busca superar as relações de poder centralizadas no professor e na instituição, para conquistar um espaço democrático de participação coletiva, em que a organização e o planejamento pedagógico estejam voltados para uma prática emancipatória no ensino aprendizagem.
Abstract: This study is the reflection of learning assessment practices in order to analyze the importance of evaluation and discover better what is your role in teaching and learning, not reducing it, but leveraging each individual. Identify the perceptions of different stakeholders, seeking to understand this relationship the convergent and divergent points of same evaluation practices developed and evidenced by students in the Teaching of Philosophy. The instrument used was data collection through questionnaire. The article discusses the concepts of learning assessment, and its importance in the resumption of the path to be taken by the student. We proposed a diagnostic evaluation as continuous learning, unlike the authoritarian assessment. Constitutes a dialectical moment of the evaluation process in the development and growth of action for the autonomy of school students of Philosophy. In an attempt to change real and reflective practice of evaluation proposed in this research, seeks to overcome the power relations centered on the teacher and institution, to attain a democratic space for collective participation in the organization and pedagogical planning are geared for an emancipatory practice in learning teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20716
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