Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barros, Maiara Pereira | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:09:44Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-24 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Maiara Pereira. O uso da arte no ensino de sociologia: apontamentos a partir de Vigostki. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20706 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Evolução social | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Arte e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Social evolution | pt_BR |
dc.subject | Social interaction | pt_BR |
dc.subject | Art and society | pt_BR |
dc.title | O uso da arte no ensino de sociologia : apontamento a partir de Vigostki | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo apresenta uma discussão pedagógica e sociológica acerca do uso da arte na prática de ensino-aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino básico. Traçamos breves apontamentos da trajetória do ensino de sociologia em nosso país ressaltando os contextos histórico-sociais que permeavam as entradas e saídas da disciplina do currículo do ensino básico. A partir da relação entre arte e vida, estabelecemos uma articulação entre o uso da arte como componente da ação pedagógica dos professores de sociologia e as contribuições que a arte traz à formação humana. A fim de reconhecer a forma como a arte é utilizada nas práticas de ensino propôs-se o uso de duas matrizes tipológicas do uso da arte no cotidiano escolar, considerando que a forma como o professor direciona o uso da arte na sala de aula poderá nos falar sobre seu projeto de educação, sobre a forma como o mesmo considera que o cotidiano escolar está articulado com a sociedade e a formação humana de seu aluno em sua totalidade. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menoncin, Camila | |
dc.contributor.referee1 | Menoncin, Camila | |
dc.contributor.referee2 | Menoncin, Camila | |
dc.contributor.referee3 | Menoncin, Camila | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_95.pdf | 902,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.