Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Maiara Pereira
dc.date.accessioned2020-11-24T14:09:44Z-
dc.date.available2020-11-24T14:09:44Z-
dc.date.issued2015-10-24
dc.identifier.citationBARROS, Maiara Pereira. O uso da arte no ensino de sociologia: apontamentos a partir de Vigostki. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20706-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEvolução socialpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectArte e sociedadept_BR
dc.subjectSocial evolutionpt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectArt and societypt_BR
dc.titleO uso da arte no ensino de sociologia : apontamento a partir de Vigostkipt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta uma discussão pedagógica e sociológica acerca do uso da arte na prática de ensino-aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino básico. Traçamos breves apontamentos da trajetória do ensino de sociologia em nosso país ressaltando os contextos histórico-sociais que permeavam as entradas e saídas da disciplina do currículo do ensino básico. A partir da relação entre arte e vida, estabelecemos uma articulação entre o uso da arte como componente da ação pedagógica dos professores de sociologia e as contribuições que a arte traz à formação humana. A fim de reconhecer a forma como a arte é utilizada nas práticas de ensino propôs-se o uso de duas matrizes tipológicas do uso da arte no cotidiano escolar, considerando que a forma como o professor direciona o uso da arte na sala de aula poderá nos falar sobre seu projeto de educação, sobre a forma como o mesmo considera que o cotidiano escolar está articulado com a sociedade e a formação humana de seu aluno em sua totalidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Menoncin, Camila
dc.contributor.referee1Menoncin, Camila
dc.contributor.referee2Menoncin, Camila
dc.contributor.referee3Menoncin, Camila
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_95.pdf902,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.