Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConejo, Cássia Rita
dc.date.accessioned2020-11-24T14:07:32Z-
dc.date.available2020-11-24T14:07:32Z-
dc.date.issued2015-12-08
dc.identifier.citationBARBANA,Cássia Rita Conejo. O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20676-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCore competenciespt_BR
dc.titleO que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008), que tem como informantes para o estudo 18 alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras – licenciatura dupla – pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprender a língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee2Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_24.pdf244,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.