Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Conejo, Cássia Rita | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:07:32Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:07:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-08 | |
dc.identifier.citation | BARBANA,Cássia Rita Conejo. O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20676 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Teachers - In-service training | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Core competencies | pt_BR |
dc.title | O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008), que tem como informantes para o estudo 18 alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras – licenciatura dupla – pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprender a língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.contributor.referee1 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.contributor.referee2 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.contributor.referee3 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_24.pdf | 244,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.