Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vanzella, Carla Moreira | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:07:28Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:07:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-16 | |
dc.identifier.citation | VANZELLA, Carla Moreira. A importância dos jogos e brincadeiras na educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20675 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio em crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Imagination | pt_BR |
dc.subject | Reasoning in children | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo realizou uma discussão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil na primeira etapa da educação básica, com crianças de 0 a 05 anos. Pois, o brincar é uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e cultural da criança. Sendo, o professor peça fundamental na mediação entre a criança e as atividades recreativas. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo mostrar que os jogos e brincadeiras não são apenas diversão, mas também uma atividade de aprendizagem para a criança, proporcionando um conhecimento próprio e a percepção do mundo por meio das brincadeiras. Também teve como objetivo destacar a importância da preparação do profissional da área da educação infantil, para conduzir as atividades lúdicas alcançando os resultados de aprendizagem almejados. Destacando-se entre as contribuições do brincar na educação infantil: a construção da personalidade; da autoestima; a criatividade, desenvolvimento do raciocínio. Sendo essa uma pesquisa descritiva e bibliográfica, portanto, investigou-se o brincar na educação infantil, acreditando-se que as brincadeiras sejam essenciais para adquirir conhecimento e formação da criança, destacando a importância das atividades recreativas como estratégias para atingir bons resultados na aprendizagem. Dessa maneira, é perceptível a importância do brincar na educação infantil, porém, a falta de informação, de espaço adequado, das tecnologias avançadas ou mesmo de tempo dos pais, são fatores que atrapalham o brincar nessa faixa etária podendo prejudicar o desenvolvimento futuro da criança. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee1 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee2 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee3 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas do Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_23.pdf | 185,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.