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dc.creatorAlvão, Leandra Cauneto
dc.date.accessioned2020-11-24T14:06:37Z-
dc.date.available2020-11-24T14:06:37Z-
dc.date.issued2015-10-16
dc.identifier.citationALVÃO, Leandra Cauneto. Lateralidade: um estudo de casos de crianças canhotas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectLateralidadept_BR
dc.subjectDestrismo e sinistrismopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectLaleralitypt_BR
dc.subjectLeft-and-right-handednesspt_BR
dc.titleLateralidade: um estudo de caso de crianças canhotaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoMuitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo refletir como a lateralização esquerda dificulta o processo de ensino e aprendizagem em crianças no início da alfabetização. Tendo em vistas que o destro possui inúmeros privilégios manuais dentro da escola, como exemplo, a carteira escolar, o caderno, a utilização da tesoura, entre outros. Para tanto, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com base em referenciais teóricos já publicados em livros e artigos e em um segundo momento a coleta de dados por meio de atividades aplicadas a uma criança de seis anos diagnosticada como sinistra/canhota, ou seja, lateralidade esquerdista. Assim, foi possível constatar que o canhoto tem as mesmas possibilidades que o destro, no entanto, no inicio da alfabetização tem mais dificuldades na escrita, já que escinde com a própria mão o que acabou de escrever, além de borrar o que escreve. Essas situações afetam emotivamente o aluno canhoto, pois acabam se vendo como diferentes e tendem a contrariar a própria lateralidade tentando imitar a maioria dos alunos que são destros.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bogoni, Rosangela Marcilio
dc.contributor.referee1Bogoni, Rosangela Marcilio
dc.contributor.referee2Bogoni, Rosangela Marcilio
dc.contributor.referee3Bogoni, Rosangela Marcilio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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