Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20653
Título: Abordagem centrada no aluno: contribuições da psicologia e da ludoterapia na aprendizagem escolar
Título(s) alternativo(s): Student-centered approach: contributions of psychology and play therapy in school learning
Autor(es): Pezzoti, Janaína Franciele
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Active learning
Learning strategies
Creative activities and seat work
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEZZOTI, Janaína Franciele. Abordagem centrada no aluno: contribuições da psicologia e da ludoterapia na aprendizagem escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a contribuição da psicologia e do ludo terapia no setor educacional, evidenciando técnicas e métodos eficazes da abordagem centrada no aluno, teoria da Psicologia humanista de Carl Rogers no processo ensino-aprendizagem. Essa prática de olhar o indivíduo como um todo em seu contexto escolar, exija que conheçamos todos os ambientes em que a criança esteja inserida, como uma maneira de compreendermos as dificuldades de aprendizagem, estando isentas de julgamentos. Em relação ao fracasso escolar, na maioria das vezes a responsabilidade é imposta somente no aluno, estando à escola acompanhada de julgamentos em relação ao aprender da criança. Para isso a escola necessita desempenhar o seu olhar em estar centrada no aluno, e obter o professor as atitudes facilitadoras levantadas por Rogers em seu estudo da Psicologia Humanista, sendo este professor autêntico na relação com o aluno, acolher de modo incondicional a criança, aceitando as suas dificuldades e se colocar no lugar do outro na relação interacional. Uma prática que contribui para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem é a ludicidade, em que o brincar é considerado um espaço de interação da criança com o seu meio social, permitindo que a expressão aconteça com mais facilidade em relação aos seus sentimentos, angústias, facilitando na compreensão do processo ensino-aprendizagem, sendo esta uma prática considerada enriquecedora no trabalho com crianças em desenvolvimento. Ainda se tem uma resistência muito grande em relação ao lúdico no setor educacional, não tendo o professor uma ideia fixa do que vem a ser a relação da aprendizagem da criança com o lúdico e o que essa prática venha contribuir.
Abstract: This work had as its theme the contribution of psychology and play therapy in the educational sector, highlighting techniques and effective methods of the studentcentered approach, Carl Rogers’s humanistic theory of psychology in the teachinglearning process. This practice of looking at the individual as a whole in his or her school context requires that we know all the environments in which the child is inserted, as a way of understanding learning difficulties, and are free from judgments. In relation to school failure, most of the time responsibility is imposed only on the student, being at school accompanied by judgments regarding the child’s learning. In order to do this, the school needs to look at being centered in the student, and to obtain the teacher the facilitating attitudes raised by Rogers in his study of Humanistic Psychology, being this authentic teacher in the relation with the student, accepting unconditionally the child, accepting their difficulties and put themselves in the other’s place in the interactional relationship. One practice that contributes to the strengthening of the teaching-learning process is playfulness, in which play is considered a space for interaction between the child and his social environment, allowing the expression to happen more easily in relation to his feelings, anguish, facilitating the understanding of the teaching-learning process, being a practice considered enriching in the work with children in development. There is still a great resistance to the playful in the educational sector, and the teacher does not have a fixed idea of what the relationship between the child’s learning and the play is, and what this practice contributes to.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20653
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemcentradaalunoaprendizagem.pdf276,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.