Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20650
Título: Estratégias de leitura em língua inglesa no contexto de ensino médio profissional
Título(s) alternativo(s): Strategies of reading in english at the context of professional high school
Autor(es): Vieira, Franciele
Orientador(es): Juliano, Joice Maria Maltauro
Palavras-chave: Ensino – Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Leitura – Desenvolvimento
Teaching – Methodology
Learning strategies
Development Reading
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VIEIRA, Franciele. Estratégias de leitura em língua inglesa no contexto de ensino médio profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a abordagem das estratégias de leitura dentro da língua inglesa no contexto do ensino médio profissional, a fim de trazer as contribuições pertinentes sobre o Inglês Instrumental e, assim, fomentar as práticas de leitura de textos em língua inglesa por meio dessas estratégias. A partir de pesquisas bibliográficas dos mais variados autores e textos já publicados acerca do assunto, pudemos perceber e discutir os conceitos de leitura, pensamento crítico e estratégias de leitura, temas tão recorrentes nos estudos norte-americanos de autores como Heberle e Taglieber, os quais contribuíram para os avanços dessa chamada abordagem crítica da leitura. Numa perspectiva interacionista, também foram analisadas as contribuições de Isabel Solé sobre as estratégias de leitura, o que são, quais são e como trabalhá-las em sala de aula, além do estudo dos métodos e suas perspectivas a respeito da habilidade discursiva de ler por meio do autor Oliveira. Com isso, percebeu-se a importância e, até mesmo, a desvalorização da leitura, além do quanto os educadores e toda força responsável pelo processo de educação devem colaborar para a formação de leitores críticos, autônomos e participativos.
Abstract: This work had as thematic the abordage of reading strategies in English Language at the context of professional high school, in order to bring the contribuitions about Instrumental English and thus to instigate reading practices of texts in English using these strategies. From the bibliographical researches of the most varied authors and texts already published on the subject, we were able to perceive and discuss the concepts of reading, critical thinking and reading strategies, themes só recurrent in the North American studies of authors like Heberle and Taglieber, who contributed to the advancement of this só-called critical approach to reading. In an interactionist perspective, the contributions of Isabel Solé on reading strategies, about what they are, which they are and how to work in the classroom, as well as the study of methods and their perspectives on the discursive ability to read by means of the author Oliveira. With this, the importance and even the devaluation of reading was noticed, as well as how educators and all the force responsible for the education process should collaborate in the formation of critical, autonomous and participatory readers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20650
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estrategiasleituralinguainglesa.pdf463,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.