Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20648
Título: O uso do ambiente virtual de aprendizagem na educação básica
Autor(es): Franca, Florismeia Santos de Jesus
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino à distância
Motivação na educação
Learning
Distance education
Motivation in education
Data do documento: 9-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FRANCA, Florismeia Santos de Jesus. O uso do ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este artigo apresenta uma análise do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como ferramenta de mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem, para alunos das series finas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, entrevista e questionário aplicado a alunos oriundos de escolas publicas do município de Mata de São João-BA, que estão frequentando o curso superior tecnológico em Hotelaria na modalidade EaD do Instituto Federal de Alagoas IF-Al. Tendo como objetivo compreender o comportamento dos alunos que utilizam plataformas de ensino aprendizagem para seus estudos, em face aos estímulos sociais ou suas necessidades. Além disso, refletir sobre no que o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa contribuiu para as habilidades de pesquisa, de leitura, interpretação, melhor integração de conceitos e formação de significados nos alunos e os principais elementos para os professores utilizarem, a fim de, diversificar a produção de materiais didáticos multimídia.
Abstract: This article presents an analysis of the Virtual Learning Environment (AVA), as a pedagogical-didactic mediation tool in the teaching and learning processes, for students of the fine series of Elementary and Secondary Education. The methodology used was a bibliographical research, interview and questionnaire applied to students from public schools in the city of Mata de São João-BA, who are attending the technological superior course in Hospitality in the EAD mode of the Federal Institute of Alagoas IF-Al. Aiming to understand the behavior of students who use learning learning platforms for their studies, in the face of social stimuli or their needs. In addition, to reflect on what the use of Virtual Environment Collaborative Learning contributed to the abilities of research, reading, interpretation, better integration of concepts and formation of meanings in students and the main elements for teachers to use, diversify the production of multimedia didactic materials.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20648
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usoambientevirtualaprendizagem.pdf634,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.