Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Helena Costa
dc.date.accessioned2020-11-24T14:05:26Z-
dc.date.available2020-11-24T14:05:26Z-
dc.date.issued2018-08-13
dc.identifier.citationFERNANDES, Helena Costa. Educação de jovens e adultos: perspectivas e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20642-
dc.description.abstractThis work had as its theme the education of young people and adults in a historical and prognostic perspective. Based on the knowledge of the historical roots of Brazilian education and the current scenario of youth and adult education in the country, also considering the failures of education systems and policies, ways are presented for teaching work based on the analysis of Curricula destined to EJA and also in the profile of the students of this modality of education. In the last topic we make some considerations about the future of the service to young people and adults in Brazil based on the National Curriculum Guidelines of the EJA and the National Plan of Education of the present decade. The methodology used was the bibliographic review.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducation – Curriculapt_BR
dc.subjectEducational law and legislationpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: perspectivas e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeYouth and adult education: perspectives and possibilitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a educação de jovens e adultos em uma perspectiva histórica e prognóstica. A partir do conhecimento das raízes históricas da educação brasileira e do cenário atual da educação de jovens e adultos no país, considerando também as falhas dos sistemas e políticas de ensino, apresentam-se caminhos para o trabalho docente com base na análise de Currículos destinados a EJA e também no perfil dos alunos dessa modalidade de ensino. No último tópico fazem-se algumas considerações sobre o futuro do atendimento a jovens e adultos no Brasil com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA e no Plano Nacional de Educação do presente decênio. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André
dc.contributor.referee1Sandmann, André
dc.contributor.referee2Sehn, Elizandra
dc.contributor.referee3Hlenka, Vanessa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaojovensadultosperspectivas.pdf371,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.