Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Elisa Alzira de Campos
dc.date.accessioned2020-11-24T14:04:35Z-
dc.date.available2020-11-24T14:04:35Z-
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.citationMACIEL, Elisa Alzira de Campos. Fundamentações teóricas para a prática do ensino de leitura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20626-
dc.description.abstractIt is through reading that the student will expand the opportunity to understand the world around him, once we consider reading as the reading of the world that precedes the reading of the word – as Paulo Freire presents – as well as participating in his constant transformation. However, the act of reading requires involvement between the reader and the text; and, in the school context, the student’s learning requires the critical and reflective look of the teacher. Thus, this research had the theme of remembering the representations, the concepts and, above all, the practices related to the teaching-learning of reading in the classroom. With these intentions, it was organized into four topics: first, it discusses some pedagogical concepts about the term reading in the context of the classroom and its main purposes / challenges; it then explores the relevant characteristics and stimuli of beginning readers and competent readers in the process of reading; then it analyzes the concept and approach of texts in the classroom; and finally, it makes a reflection about the teacher’s role in the reading process as well as actions that favor the advancement of the same.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectLeitura – Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectReading teacherspt_BR
dc.subjectDevelopment Readingpt_BR
dc.titleFundamentações teóricas para a prática do ensino de leiturapt_BR
dc.title.alternativeTheoretical foundations for the practice of reading teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoÉ por meio da leitura que o aluno ampliará a oportunidade de compreender o mundo que o cerca, uma vez que consideremos o ato de ler como a leitura de mundo que precede a leitura da palavra – conforme apresenta Paulo Freire –, assim como participar da sua constante transformação. Contudo, o ato de ler requer envolvimento entre o leitor e o texto; e, no contexto escolar, sua aprendizagem exige o olhar crítico e reflexivo do professor. Sendo assim, esta pesquisa teve como temática recordar as representações, os conceitos e, sobretudo, as práticas referentes ao ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula. Com estas intenções, a pesquisa organizou-se em quatro tópicos: primeiramente discute alguns conceitos pedagógicos sobre o termo leitura no contexto da sala de aula e seus principais propósitos/desafios; depois explora as características e estímulos relevantes dos leitores iniciantes e dos leitores competentes diante o processo de leitura; logo em seguida, analisa o conceito e a abordagem dos textos em sala de aula; e, finalmente, faz uma reflexão sobre o papel do professor no processo de leitura assim como ações que favorecem o avanço do mesmo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee2Sandmann, André
dc.contributor.referee3Bortoli, Marlene Magnoni
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fundamentacoesteoricaspraticaensino.pdf363,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.