Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRefatti, Alcione
dc.date.accessioned2020-11-24T14:03:12Z-
dc.date.available2020-11-24T14:03:12Z-
dc.date.issued2018-05-30
dc.identifier.citationREFATTI, Alcione. Metodologias diferenciadas utilizadas no ensino de ciências e biologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20594-
dc.description.abstractThis work was thematic methodologies used in the classroom with teachers of elementary school in the discipline of science and with teachers of high school in the discipline of biology in schools of the city and the countryside in the west of Paraná. Often the students are faced with methodologies that are not always attractive for the construction of their knowledge, being that the teacher plays a very important role in the process of teaching and learning of the student, sometimes because of lack of opportunities causes the teacher to finish by opting for a more traditional class, using only chalk and chalkboard, failing to use some other form that facilitates student learning. With the objective of investigating the methodologies used in the teaching of science and biology in rural and urban schools that contemplate the objectives of a differentiated education, questionnaires were applied to nine teachers with open and objective questions. It was observed in this study that all teachers (100%) of the interviewees use methodology in their classrooms and make use of the available technologies in the school. It was found that 67% of the interviewed teachers do not use the laboratory and 33% use a laboratory to perform practical classes, justifying the fact that some schools do not have a suitable place for laboratory classes, the lack of the appropriate place does what the teacher can not perform these activities. The didactic games are used by 56% of the professors interviewed. In this work, the need for an improvement in public education was broadly understood, not only with regard to material issues, such as construction and maintenance of laboratories and purchases of materials, but especially with regard to the number of students in the classroom of class, which should be adequate só that teachers can carry out differentiated activities só that all students can have the necessary learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectLaboratórios biológicospt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectBiological laboratoriespt_BR
dc.titleMetodologias diferenciadas utilizadas no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.title.alternativeDifferentiated methodologies used in teaching science and biologypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática metodologias utilizadas em sala de aula com professores do ensino fundamental na disciplina de ciências e com professores do ensino médio na disciplina de biologia em escolas da cidade e do campo no oeste do Paraná. Muitas vezes os alunos se deparam com metodologias que nem sempre são atrativas para a construção de seu conhecimento, sendo que o professor tem papel muito importante no processo de ensino e de aprendizagem do aluno, às vezes por falta de oportunidades faz com que o professor acaba por optar por uma aula mais tradicional, utilizando apenas giz e quadro, deixando de utilizar alguma forma diferente que facilita o aprendizado do aluno. Com o objetivo de investigar quais são as metodologias, utilizadas no ensino de ciências e biologia em escola da zona rural e da cidade, que contemplem os objetivos de uma educação diferenciada, foram aplicados questionários a nove professores, com questões abertas e objetivas. Observou-se nesse trabalho que todos os professores (100%) dos entrevistados utilizam-se de metodologias diferencias em suas aulas e fazem o uso das tecnologias disponíveis na escola. Constatou-se que 67% dos professores entrevistados não fazem o uso do laboratório e 33% utilizam laboratório para realização de aulas práticas, justificando se ao fato de que algumas escolas não têm um lugar adequado para as aulas de laboratório, a falta do local apropriado faz com o que o professor não consiga realizar essas atividades. Os jogos didáticos são utilizados por 56% dos professores entrevistados. Percebeu-se neste trabalho a necessidade de uma melhoria na educação pública de forma ampla, não só no que se refere a questões materiais, como construção e manutenção de laboratórios e compras de materiais, mas principalmente no que se refere ao número de alunos em sala de aula, que deve ser adequado para que os professores possam realizar atividades diferenciadas de modo que todos os alunos possam ter o aproveitamento necessário para seu aprendizado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Pires, Emerson Luis
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasdiferenciadasutilizadasensino.pdf435,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.