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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Roseli Dias Gonçalves de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:02:47Z-
dc.date.available2020-11-24T14:02:47Z-
dc.date.issued2015-12-08
dc.identifier.citationFREITAS, Roseli Dias Gonçalves de. O brincar na educação infantil. 2015 . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20582-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriatividade em criançaspt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCreative ability in childrenpt_BR
dc.titleO brincar na educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDesde o nascimento a criança está em desenvolvimento por tudo que a cerca, e para se desenvolver precisar interagir com o mundo, ou seja, brincar. Com o objetivo de demonstrar a importância da brincadeira para com crianças de 0 a 4 anos nos momentos lúdicos proporcionados, este tema foi escolhido devido à necessidade de estudar um pouco mais este universo do brincar. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica sobre o assunto baseado em diversas publicações, pesquisando-se vários autores, teses e dissertações sobre o tema proposto; e para aprofundar o estudo foi realizado um questionário, com questões abertas e específicas sobre o tema, aos professores para levantamento de dados. A brincadeira é muito mais do que uma prática pedagógica, está intrínseca no desenvolvimento infantil e se desenvolve por meio dos momentos que são proporcionados ludicamente. Antigamente as crianças tinham mais espaço, mais tempo e liberdade para brincar e criar brincadeiras, atualmente nossas crianças não sabem mais o que é brincar, os jogos e brincadeiras tradicionais foram substituídos pelos jogos eletrônicos e a influência destes é imensa sobre nossas crianças. Assim, é necessário que a escola compreenda a significação de aprendizagem buscando facilitar o desenvolvimento da criatividade e, proporcionar situações de cuidar, brincar bem como aprender por meio da orientação do professor, desenvolvendo assim todas as capacidades infantis e o pleno acesso ao conhecimento social e cultural de sua respectiva realidade. Constatou-se com este estudo que o brincar precisa ganhar um espaço maior nos currículos de educação infantil com planejamento de suas práticas. Procurei mostrar com a pesquisa bibliográfica e com a aplicação do questionário a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. E cabe a nós professores buscar a recuperação destes momentos significativos por meio da ludicidade, sendo possível assim a aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee2Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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