Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20573
Título: O autismo nas escolas: um olhar diferente sobre a teoria e a prática educativa
Título(s) alternativo(s): Autism in the schools: a different perspective on the theory and practice of education
Autor(es): Fonseca, Lilian Regiane Vieira da
Orientador(es): Hlenka, Vanessa
Palavras-chave: Educação inclusiva
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem
Inclusive education
Learning strategies
Learning
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FONSECA, Lilian Regiane Vieira da. O autismo nas escolas: um olhar diferente sobre a teoria e a prática educativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a educação inclusiva de alunos com autismo. Levantar questões sobre a prática educativa dos professores frente a diversidade do processo de ensino-aprendizagem, em especial quando se fala na escolarização de alunos com autismo foi o objetivo norteador do trabalho. Como saber se um aluno tem autismo? Quais intervenções educativas são mais eficazes em sala de aula? O que a escola precisa garantir enquanto instituição socioeducativa? O professor trabalha com a diversidade de alunos em sala de aula, cada qual com sua particularidade e quando se fala em alunos com autismo o desafio se torna maior uma vez que, a primeira postura desse aluno é o seu isolamento social. Entender o que é o autismo, quais as formas de identifica-lo e as possíveis causas que dão origem ao transtorno são conhecimentos essenciais para o professor descobrir quais caminhos seguir. A incidência de casos de autismo cresce a cada ano no Brasil e no Mundo. Dialogar sobre melhores formas de ensinar e de aprender dentro deste cenário é algo inerente à profissão do professor. Tão importante quanto entender as características únicas dos alunos com autismo, é buscar meios de enfrentar os desafios da educação inclusiva vivenciado nas escolas. Além disso, é essencial garantir a cada aluno que chega, inclusive aqueles com autismo, o direito de aprender e de comunicar com o mundo a sua volta.
Abstract: This work had as thematic the inclusive education of students with autism. Raise questions about the educational practices of teachers facing the diversity of the teaching-learning process, in particular when it comes to the schooling of students with autism was the goal guiding the work. How to know if a student has autism? Which educational interventions are most effective in the classroom? What the school needs to make sure while that the institution sócio-educational? The teacher works with the diversity of students in the classroom, each with its particularity and when talking about students with autism the challenge becomes greater in a first posture that the student is his social isolation. To understand what is autism, what are the ways to identify it and the possible causes that give rise to the disorder are essential knowledge for the teacher to find out which paths to follow. The incidence of cases of autism grows each year in Brazil and in the World. Dialogue about the best ways to teach and learn within this scenario, it is inherent to the profession of a teacher. As important as understanding the unique characteristics of students with autism, is to seek means of addressing the challenges of inclusive education happen in the schools. In addition, it is essential to ensure each student arrives, including those with autism, the right to learn and to communicate with the world around you.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20573
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
autismoescolasteoriapratica.pdf462,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.