Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nakagawa, Juliana Kelly Morelli | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:02:23Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-23 | |
dc.identifier.citation | NAKAGAWA, Juliana Kelly Morelli. A tecnologia e a educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa - Programas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Televisão e crianças | pt_BR |
dc.subject | Media programs (Education) | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Television and children | pt_BR |
dc.title | A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar diferenças e semelhanças de entender como os recursos de tecnologia podem ajudar os estudantes no seu dia a dia e, por consequência,o professor em suas atividades de ensino. A pesquisas foi exploratória e a entrevista foi de caráter de semiestruturada. O tratamento de dados ocorreu por meio de análise do discurso do sujeito. Os atores pesquisador foram pedagogos, professores e responsáveis pelos laboratórios de Informática dessas escolas estudadas. Os resultados apontam para uma boa consciência destes personagens pesquisados indicando que eles percebem claramente a importância que as TI´s representam para a escola e para os alunos. Os resultados também comprovam que as políticas públicas voltadas para a implantação de infraestruturas de informática em escolas públicas estão muito aquém do esperado e do considerado mínimo para a dignidade do estudante e do professor em escolas públicas. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Berghauser, Neron Alipio Cortes | |
dc.contributor.referee1 | Berghauser, Neron Alipio Cortes | |
dc.contributor.referee2 | Berghauser, Neron Alipio Cortes | |
dc.contributor.referee3 | Berghauser, Neron Alipio Cortes | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_80.pdf | 923,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.