Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIsquierdo, Emerson Fernandes
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:39Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:39Z-
dc.date.issued2015-10-13
dc.identifier.citationISQUIERDO, Emerson Fernandes. O uso do laboratório de física e a sua eficácia para o processo de ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20536-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleO uso do laboratório de física e a sua eficácia para o processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como finalidade, buscar informações assim como investigar e analisar a utilização do laboratório de Física no processo de ensino-aprendizagem. Em um momento em que a Física e os seus acúmulos de informações, que através de seu processo educativo oferecem pouca contribuição para a autonomia do aluno, ficando a seu encargo utilizar o que aprendeu e inserir seu conhecimento à sua realidade, é preciso que se rompam alguns conceitos pré-fixados, rotulados à disciplina de Física, para isso é necessário criar propostas com inovações baseadas nas aulas práticas no Laboratório de Física, para que ocorram um ensino com qualidade e com a significativo. Partindo de um princípio de que esta atitude de proporcionar esta linha deveria estar ao alcance de todos, fazendo com que os ambientes escolares sejam mais interativos e motivadores, despertando a curiosidade. Essas questões não isentam os professores de Física pois antes de tudo são educadores e responsáveis pela formação que é dada ao seu aluno. A facilidade com que o aluno enfrenta a novidade deve ser aproveitada em sala de aula e mesmo no Laboratório de Física, para que ele possa buscar informações no seu cotidiano escolar que contribuam relevantemente na sua formação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_48.pdf891,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.